Romeu Zema participa de mostra empresarial do Nordeste mineiro, em Teófilo Otoni

Conteúdo Principal

Romeu Zema participa de mostra empresarial do Nordeste mineiro, em Teófilo Otoni

Submitted by Anônimo (não verificado) on
No “Giro pelo Estado”, governador também se reuniu com profissionais da Saúde, prefeitos e empresários da região
Publicado em:

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, participou, na noite da última quinta-feira (22/8), da abertura da Exponor, maior mostra empresarial do Nordeste mineiro. A feira reúne representantes da indústria e comércio de bens e serviços, varejistas e atacadistas, além de representantes de grandes marcas e fornecedores dos mais diversos segmentos. Em mais um “Giro pelo Estado”, Zema também se reuniu com profissionais da Saúde, prefeitos e empresários locais, e destacou a importância da desburocratização para o desenvolvimento da região.

“Sei que o Vale do Mucuri e o Vale do Jequitinhonha estão entre as regiões menos favorecidas do estado e é uma preocupação do nosso governo trazermos mais oportunidades. O que aconteceu em Minas Gerais nos últimos anos foi, de certa maneira, o que aconteceu no Brasil: um excesso de leis, de regulamentos e complicações para quem investe e produz. Nós estamos derrubando essas barreiras e isso vai privilegiar todo o estado de Minas e, com certeza, mais ainda, as regiões menos desenvolvidas”, afirmou ele, ressaltando que a gestão já está tomando medidas em busca da simplificação, tanto na parte tributária quanto na parte ambiental, principalmente em relação aos prazos. “Queremos que o Vale do Mucuri, a região de Teófilo Otoni, tenha não só comércio como também mais indústria e mais serviços e é nisso que temos trabalhado”, disse.

Durante as agendas, o governador foi acompanhado pelos secretários Igor Eto (Secretaria-Geral), Manoel Vitor de Mendonça Filho (Desenvolvimento Econômico) e Ana Maria Valentini (Agricultura, Pecuária e Abastecimento).

Ana Valentini explicou que o governo também tem iniciativas para reduzir os impactos da seca no Vale do Mucuri e fomentar o desenvolvimento do agronegócio. “A região tem sofrido nos últimos anos com baixos volumes de chuva e isso complica muito a produção agrícola. Então, nós estamos buscando duas linhas de trabalho nesse setor. Uma é a da gestão hídrica, de buscar a construção de pequenos reservatórios de água para garantir a agricultura irrigada. E também estamos pedindo para a nossa empresa de pesquisa, a Epamig, buscar novas tecnologias para essas áreas com pouca chuva”, afirmou.

Antes da visita à feira, o governador se reuniu com estudantes de Administração e Ciências Contábeis da rede de ensino DOCTUM, onde deu uma aula e compartilhou um pouco de sua experiência como gestor.

Hospital Santa Rosália

Na manhã desta sexta-feira (23/8), o governador Romeu Zema visitou o Hospital Santa Rosália, o único dos vales do Mucuri e Jequitinhonha a realizar serviços de alta complexidade e com a única UTI Neonatal da região, atendendo mais de 200 municípios.
Conforme o deputado Neilando Pimenta - que também participou da agenda -, a unidade sofre com falta de recursos e conta com o apoio do poder público para manter os atendimentos. “O hospital esteve em vias de paralisar as atividades por falta de pagamento e nós conseguimos, via governo do Estado, a liberação de aproximadamente R$ 2 milhões, que foi suficiente naquele momento para pagar os salários atrasados dos médicos”, afirmou o deputado, que anunciou, assim como a deputada Laura Serrano, a indicação de novas emendas parlamentares em benefício da unidade hospitalar. Juntas, as emendas representarão um repasse de R$ 700 mil, que serão utilizados para custeio e compra de equipamentos.

Imagem removida.

Reuniões

Ainda durante a manhã desta sexta-feira (23/8), o governador Romeu Zema se reuniu com prefeitos, para ouvir as demandas da região, e com empresários, principalmente do ramo de joias, para entender as principais dificuldades do setor e buscar formas de facilitar o trabalho do produtor local.

Crédito foto: Marco Evangelista/Imprensa MG

Compartilhe via: