Degustação comentada de café encerra o Harmonize Epamig 2019

Conteúdo Principal

Degustação comentada de café encerra o Harmonize Epamig 2019

Submitted by Anônimo (não verificado) on
Publicado em:

BELO HORIZONTE (26/8/2019) - A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) realiza, na próxima quinta-feira, 29 de agosto, degustação comentada de cafés. A atividade encerra a programação do Harmonize 2019, que nas últimas semanas promoveu provas de azeites mineiros, vinhos e espumantes, e queijos.

A degustação será conduzida pela Q-grader e doutora em Ciência de Alimentos, Larissa Fassio, que atuou como pesquisadora no processo de Denominação de Origem dos cafés da Região do Cerrado Mineiro. Dentre os temas que serão abordados, estão o cultivo do café para a obtenção de grãos de qualidade, tipos de café, características e critérios de classificação e prova de bebidas de diferentes qualidades. Os participantes também vão receber dicas para a escolha, preparo, acondicionamento e conservação do pó.

Tradicional e importante commodity no mercado internacional, o café é responsável por diversificados complexos agroindustriais do Brasil. Minas Gerais responde por mais de 50% da produção nacional e possui um parque cafeeiro com mais de 1 milhão de hectares.

O primeiro fator a influenciar na qualidade do café é a espécie. O Coffea arabica apresenta uma bebida com mais aroma e sabor, enquanto o Coffea canephora (conilon) apresenta bebida neutra, sendo muito utilizado na composição dos “blends”. Outro fator determinante é o ambiente em que o café está sendo cultivado, já que a diversidade climática proporciona variações quanto à acidez, corpo, doçura e aroma.

O Harmonize 2019 comemora os 45 anos da Epamig, instituição vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e conta com o apoio da Fundação Facev e o patrocínio da Cooperativa dos Cafeicultores da Zona de Três Pontas (Cocatrel). As inscrições para a degustação comentada de Cafés, no valor de R$40, podem ser feitas pelo endereço https://bit.ly/33ZvGvO.

Harmonize Epamig 2019
29 de agosto (quinta-feira) - Café, instrutora Larissa Fassio - 17h e 19h

Compartilhe via: