BELO HORIZONTE (28/8/2019) - A Emater-MG está entre as 400 maiores empresas do agronegócio brasileiro. O anúncio foi feito na última segunda-feira (26/8), em São Paulo, durante a cerimônia de premiação dos Melhores & Maiores 2019, da revista Exame. O evento contou com a presença do ministro da Economia, Paulo Guedes, e de representantes das maiores empresas do país em diversos setores.

“A Emater-MG se reinventa para cumprir sua missão. Cumprimentamos toda a família Emater por este reconhecimento, que demonstra a capacidade, a união e a força da extensão rural na superação dos desafios e na busca incessante do cumprimento de sua missão de levar oportunidades de soluções e compartilhar conhecimento ao campo, gerando, assim, renda e ocupação, bem como promovendo a transformação positiva na economia dos municípios”, comentou o diretor-presidente da Emater-MG, Gustavo Laterza.

A Emater-MG é uma empresa pública, sob a forma de sociedade limitada, vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa). Ela é responsável pela implementação de políticas públicas e ações de assistência técnica e extensão rural, voltadas para o desenvolvimento sustentável. A empresa atua há 70 anos em Minas Gerais e está presente em cerca de 90% dos municípios mineiros, atendendo 400 mil agricultores familiares por ano.

A edição especial da revista Exame, que chegará às bancas em 29 de agosto, trará o ranking das mil maiores empresas do Brasil, dos 200 maiores grupos empresariais, das 400 maiores empresas do agronegócio, além de indicadores do desempenho das 500 maiores e uma análise dos principais setores produtivos.

A seleção é feita com a avaliação de dados de mais de 3 mil empresas, além dos maiores grupos privados do país. O conjunto compreende todas as demonstrações contábeis publicadas nos diários oficiais dos estados até maio de 2019, e também abrange as companhias limitadas que enviaram seus dados para análise da equipe e responderam questionários.

Também são consideradas empresas de porte significativo e bem conhecidas no mercado que preferem não divulgar seus números. Nesse caso, os analistas de Melhores & Maiores estimaram seu faturamento. Os dados foram analisados pela Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras da Universidade de São Paulo (Fipecafi/USP).

Para definir o ranking das 500 maiores empresas e mais uma lista complementar com outras 500, o critério de classificação utilizado é o de receita líquida de vendas (faturamento líquido), um indicador da contribuição da empresa para a sociedade em termos de produtos e serviços oferecidos no ano anterior.

A publicação também elegeu as melhores empresas do ano em 20 setores de indústria, comércio e serviços (atacado, indústria automobilística, bens de capital, bens de consumo, eletroeletrônico, energia, farmacêutica, indústria da construção, indústria digital, infraestrutura, mineração, papel e celulose, química e petroquímica, saúde, serviços, siderurgia e metalurgia, telecomunicações, têxteis, transporte, varejo), mais o agronegócio. O critério para avaliar o sucesso é basicamente uma comparação dos resultados obtidos em termos de crescimento, rentabilidade, saúde financeira, participação de mercado e produtividade do empregado. A metodologia consiste em atribuir pontos pelo desempenho relativo em cada indicador.

Durante o evento de premiação dos Melhores & Maiores 2019, a Emater-MG foi representada pela assessora técnica Elisângela Dalfior, do Departamento de Administração, e pelo coordenador técnico Carlos Alberto de Sousa, do Departamento de Projetos e Gestão Estratégica.