Emater-MG está no ranking das 400 maiores empresas de agronegócio do Brasil

Conteúdo Principal

Emater-MG está no ranking das 400 maiores empresas de agronegócio do Brasil

Submitted by Anônimo (não verificado) on
Anúncio foi feito pela revista Exame durante solenidade de premiação em São Paulo
Publicado em:

BELO HORIZONTE (28/8/2019) - A Emater-MG está entre as 400 maiores empresas do agronegócio brasileiro. O anúncio foi feito na última segunda-feira (26/8), em São Paulo, durante a cerimônia de premiação dos Melhores & Maiores 2019, da revista Exame. O evento contou com a presença do ministro da Economia, Paulo Guedes, e de representantes das maiores empresas do país em diversos setores.

“A Emater-MG se reinventa para cumprir sua missão. Cumprimentamos toda a família Emater por este reconhecimento, que demonstra a capacidade, a união e a força da extensão rural na superação dos desafios e na busca incessante do cumprimento de sua missão de levar oportunidades de soluções e compartilhar conhecimento ao campo, gerando, assim, renda e ocupação, bem como promovendo a transformação positiva na economia dos municípios”, comentou o diretor-presidente da Emater-MG, Gustavo Laterza.

A Emater-MG é uma empresa pública, sob a forma de sociedade limitada, vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa). Ela é responsável pela implementação de políticas públicas e ações de assistência técnica e extensão rural, voltadas para o desenvolvimento sustentável. A empresa atua há 70 anos em Minas Gerais e está presente em cerca de 90% dos municípios mineiros, atendendo 400 mil agricultores familiares por ano.

A edição especial da revista Exame, que chegará às bancas em 29 de agosto, trará o ranking das mil maiores empresas do Brasil, dos 200 maiores grupos empresariais, das 400 maiores empresas do agronegócio, além de indicadores do desempenho das 500 maiores e uma análise dos principais setores produtivos.

A seleção é feita com a avaliação de dados de mais de 3 mil empresas, além dos maiores grupos privados do país. O conjunto compreende todas as demonstrações contábeis publicadas nos diários oficiais dos estados até maio de 2019, e também abrange as companhias limitadas que enviaram seus dados para análise da equipe e responderam questionários.

Também são consideradas empresas de porte significativo e bem conhecidas no mercado que preferem não divulgar seus números. Nesse caso, os analistas de Melhores & Maiores estimaram seu faturamento. Os dados foram analisados pela Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras da Universidade de São Paulo (Fipecafi/USP).

Para definir o ranking das 500 maiores empresas e mais uma lista complementar com outras 500, o critério de classificação utilizado é o de receita líquida de vendas (faturamento líquido), um indicador da contribuição da empresa para a sociedade em termos de produtos e serviços oferecidos no ano anterior.

A publicação também elegeu as melhores empresas do ano em 20 setores de indústria, comércio e serviços (atacado, indústria automobilística, bens de capital, bens de consumo, eletroeletrônico, energia, farmacêutica, indústria da construção, indústria digital, infraestrutura, mineração, papel e celulose, química e petroquímica, saúde, serviços, siderurgia e metalurgia, telecomunicações, têxteis, transporte, varejo), mais o agronegócio. O critério para avaliar o sucesso é basicamente uma comparação dos resultados obtidos em termos de crescimento, rentabilidade, saúde financeira, participação de mercado e produtividade do empregado. A metodologia consiste em atribuir pontos pelo desempenho relativo em cada indicador.

Durante o evento de premiação dos Melhores & Maiores 2019, a Emater-MG foi representada pela assessora técnica Elisângela Dalfior, do Departamento de Administração, e pelo coordenador técnico Carlos Alberto de Sousa, do Departamento de Projetos e Gestão Estratégica.

Compartilhe via: