Concurso escolhe os melhores queijos tipo Minas Artesanal do estado

Conteúdo Principal

Concurso escolhe os melhores queijos tipo Minas Artesanal do estado

Submitted by Anônimo (não verificado) on
Disputa estadual faz parte da programação de festival em Uberlândia
Publicado em:

O 12º Concurso Estadual de Queijo Minas Artesanal será um dos destaques do Festival Minas a Queijo e Viola, entre 4 e 6 de outubro, em Uberlândia, no Triângulo Mineiro. Para este ano, a organização optou por algumas mudanças. Serão premiados os cinco melhores queijos escolhidos pelos jurados e o melhor queijo selecionado por um júri popular. A disputa acontece no sábado (5/10), a partir das 13h, no Parque de Exposições Camaru.

Quarenta queijos participarão do concurso. A avaliação das iguarias segue critérios como apresentação, cor, textura, consistência, paladar e olfato. A comissão julgadora é formada 11 profissionais ligados à área. Na primeira etapa, serão classificados os dez melhores. Na segunda fase, são escolhidos os vencedores.

A seleção dos queijos que participam do concurso estadual aconteceu em disputas municipais e regionais. “Cada região caracterizada como produtora de Queijo Minas Artesanal classifica os cinco primeiros para o estadual. Além deles, convidamos outros cinco produtores que são regularizados e não estão inseridos nas regiões caracterizadas”, diz coordenador técnico estadual da Emater-MG, Milton Nunes.

Júri popular

Os dez queijos classificados para a segunda fase do concurso também serão avaliados por um júri popular. O público, sem ter conhecimento do resultado do julgamento técnico, poderá escolher o seu queijo preferido, que também será premiado. “Isso dá oportunidade ao público presente de opinar e, ao mesmo tempo, conhecer o processo de julgamento, aprimorar seu paladar, adquirir critérios que poderão ser utilizados em seu dia a dia como consumidores”, afirma o coordenador da Emater-MG.

A iniciativa do 12º Concurso Estadual de Queijo Minas Artesanal é da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG) com a parceria da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Instituto Mineiro Agropecuária (IMA), Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), prefeitura e do Sindicato Rural Uberlândia.

Já o festival Minas a Queijo e Viola é promovido pelo Sindicato Rural de Uberlândia e parceiros, com objetivo de valorizar duas riquezas de estado; o queijo e a viola caipira. Além do Concurso do Queijo Minas Artesanal, o evento será marcado por uma extensão programação musical e culinária. A entrada é gratuita. Mais informações pelo site www.minasaqueijoeviola.com.br.

Queijo Minas Artesanal

O governo estadual, por intermédio da Seapa e suas vinculadas Emater-MG e o IMA, desenvolve o programa do Queijo Minas Artesanal. O estado tem número estimado de 30 mil produtores de queijos artesanais, sendo que, desse total, 9 mil são produtores de Queijo Minas Artesanal e estão nas sete regiões tradicionais, caracterizadas e reconhecidas. A produção aproximada dessas regiões é de 50 mil toneladas por ano.

Em 2018, foi desenvolvido um plano de ação para simplificar a metodologia para regularização dos produtores de Queijo Minas Artesanal. A iniciativa foi uma parceria entre a Seapa e suas vinculadas.

Iguaria histórica

O Queijo Minas Artesanal mantém as características de produção artesanal, predominantemente a partir de mão de obra familiar, com produção em baixa escala com leite cru (não é permitido leite pasteurizado) produzido na propriedade (proibido aquisição de leite), utilização de coalho, pingo e salga seca. Ele é apreciado graças ao conhecimento passado entre gerações e às suas características peculiares. O modo artesanal da fabricação foi registrado como patrimônio cultural imaterial brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Em Minas, são sete regiões caracterizadas: Araxá, Campo das Vertentes, Canastra, Cerrado, Serra do Salitre, Serro e Triângulo Mineiro. O reconhecimento das regiões é respaldado por estudos que avaliam o processo de fabricação e as características peculiares do local de origem, como a história, a economia, a cultura e o clima, entre outros.

A Emater-MG orienta os produtores sobre adequações das queijarias, currais e anexos, obtenção higiênica do leite, tratamento de água, controle sanitário do rebanho, boas práticas agropecuárias, boas práticas de fabricação e exigências da legislação vigente. A empresa também exerce um papel importante na mobilização e organização dos produtores.

De acordo com o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), órgão estadual credenciado junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), atualmente há 278 produtores mineiros cadastrados, aptos para a produção de Queijo Minas Artesanal e habilitados para vender dentro do território mineiro, além de 13 queijarias e dois entrepostos registrados no Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA), aptos a venderem em todo território nacional.

Serviço:

Final do Concurso Estadual do Queijo Minas Artesanal
Data: 5/10/2019 (sábado)
Horário: 13h – julgamento / 17h – premiação
Local: Parque de Exposições Camaru, Uberlândia (MG)

Foto: Divulgação/Emater-MG

Compartilhe via: