A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), vinculada da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), está desenvolvendo o projeto Bioeconomia na Agricultura Familiar. A iniciativa busca, a partir da popularização da ciência, promover desenvolvimento rural, produção agrícola sustentável, segurança alimentar, além da melhoria da qualidade de vida da população. Na ação, a Epamig conta com o apoio do Centro Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Entre os dias 21 e 27 de outubro, os trabalhos desenvolvidos nas unidades da empresa poderão ser conhecidos de perto por estudantes, produtores rurais e demais interessados, durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Na oportunidade, as sedes da Epamig Sudeste e Norte estarão de portas abertas, com direito a visita às instalações e palestras.

“O objetivo é estabelecer o contato da população com áreas experimentais das fazendas e despertar o interesse pela ciência. Elas poderão ver, de forma prática, como são realizadas as pesquisas e a que elas se destinam, além de aprender como os resultados obtidos podem ser aplicados no cotidiano”, observa a pesquisadora da Epamig, Wânia Neves, responsável pelo projeto.

Outro destaque da iniciativa é a atividade "Epamig nas Escolas - Ciência Itinerante". A ação reúne palestras interativas, apresentação de vídeos e montagem de um “Mini Laboratório Itinerante", que reúne microscópio, lupa, placas, além de lâminas contendo insetos e microrganismos, para que os alunos visualizem detalhes e, na sequência, participem de discussões a respeito.

“Também levamos uma maquete para as escolas, como forma de ilustrar uma propriedade rural de pequeno porte e as práticas agroecológicas que podem ser utilizadas para uma agricultura sustentável. Abordamos, por meio de figuras, a importância de se preservar os insetos e organismos agentes de controle biológico de pragas e doenças”, ressalta Wânia. Durante os encontros do Epamig nas Escolas, são distribuídos materiais informativos visando à divulgação e promoção do conhecimento científico e das tecnologias geradas pela Epamig.

Foto: Divulgação/Epamig