Minas Gerais registra aumento de vacinação contra brucelose em 2019

Conteúdo Principal

Minas Gerais registra aumento de vacinação contra brucelose em 2019

Submitted by Anônimo (não verificado) on
Instituto Mineiro de Agropecuária é o responsável pela gestão da vacinação no estado
Publicado em:

A cobertura de vacinação contra a brucelose nos rebanhos de Minas Gerais alcançou, de janeiro a setembro de 2019, índice de 60,29%, com 1.337.766 bezerras imunizadas. No mesmo período de 2018, o índice registrado foi de 56,2%. A expectativa é que, até o final deste ano, a cobertura vacinal alcance 80%, meta estabelecida pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

A cobertura vacinal contra a brucelose no estado tem crescido gradativamente. Para se ter uma ideia, em 2015 o índice registrado em todo o ano foi de apenas 66,6%.

O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) é o responsável pela execução do Programa de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose (PNCEBT) e pela gestão do programa de vacinação em Minas Gerais. A imunização contra a brucelose e a sua declaração ao IMA são obrigatórias desde 1989, estando o produtor inadimplente passível a multa de 25 Ufemgs por animal não imunizado, o que equivale a R$ 89,83/animal. Já o produtor que deixar de declarar a vacinação contra brucelose poderá ser multado em 5 Ufemgs por animal (R$ 17,96/animal).

A coordenadora do Programa de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose no IMA, Luciana de Oliveira, ressalta a importância de o produtor rural procurar um médico veterinário regularmente cadastrado no IMA para vacinar de forma adequada suas bezerras.

“Vacinar o rebanho contra doenças que causam impacto na saúde pública e na economia do estado é essencial para garantirmos a sanidade de nossos rebanhos e a qualidade dos produtos de origem animal, colaborando assim, para a segurança alimentar e desenvolvimento do setor”, argumenta a fiscal agropecuária.

Cuidados com a vacinação

A compra da vacina contra brucelose somente é permitida mediante apresentação de receituário emitido por médico veterinário cadastrado no IMA, que fica retido no estabelecimento comercial. A vacina adquirida deve ser mantida em temperatura entre dois e oito graus centígrados do momento da compra até a vacinação das fêmeas jovens.

“Além de providenciar a vacinação de suas bezerras, o produtor deve se lembrar que é necessário procurar o escritório do IMA mais perto de sua propriedade, levando o atestado emitido pelo médico veterinário, e declarar a vacinação por ele efetuada”, alerta a fiscal agropecuária.

Propriedades certificadas

Minas Gerais possui, atualmente, 18 propriedades certificadas como livres de brucelose e tuberculose bovina, doenças consideradas impactantes para o setor agroprodutivo do estado. Mais 14 propriedades encontram-se em processo de certificação ou renovação para obterem o status de livres dessas doenças.

A certificação é uma das ações voluntárias do PNCEBT. Tem como vantagens a melhora dos índices reprodutivos e produtivos do rebanho livre de brucelose e tuberculose, além da isenção da obrigatoriedade de apresentação de atestados de realização de exames negativos quando da emissão e transporte dos animais para fora do estado e para eventos agropecuários.

O interessado em certificar sua propriedade deve ter um médico habilitado no PNCEBT, que atuará como responsável técnico do processo de certificação. Após esta etapa, o produtor rural deve procurar o escritório do IMA que atende o município em que está localizada a propriedade para obter mais detalhes sobre o funcionamento do processo.

A doença

A brucelose é uma das causas de perdas econômicas na produção pecuária em todo o território brasileiro, já que pode provocar aborto nas fêmeas bovinas e bubalina, queda na produção de leite e no ganho de peso, diminuição na taxa de natalidade e aumento de natimortalidade. A doença é causada pela bactéria Brucella abortus, sendo classificada como uma zoonose, pois pode ser transmitida do animal doente para o ser humano.

Rodolpho Sélos
Ascom/IMA

Foto: Divulgação/IMA

Compartilhe via: