Vice-governador entrega automóveis para a Epamig

Conteúdo Principal

Vice-governador entrega automóveis para a Epamig

Submitted by Anônimo (não verificado) on
Durante a entrega, Paulo Brant reiterou o compromisso do Estado com a pesquisa, ciência e tecnologia
Publicado em:

O vice-governador Paulo Brant realizou, nesta segunda-feira (21/10), em Belo Horizonte, a entrega de 23 automóveis de serviço e dois caminhões graneleiros para a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig). Os automóveis serão direcionados para unidades e campos experimentais da empresa, localizados no interior do estado.

Os veículos foram adquiridos com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e somam um investimento de aproximadamente R$ 1,7 milhão. A compra dos automotores faz parte do plano de investimento em melhorias na infraestrutura de apoio à pesquisa em todo o estado de Minas Gerais.

De acordo com o vice-governador, a gestão atual não possui uma visão reducionista sobre a atividade de pesquisa. Segundo ele, cabe ao Estado um papel indelegável na questão da ciência e da tecnologia, sobretudo na agricultura e na pecuária, setores da economia diretamente responsáveis por bons números na economia do estado.

“Nós temos absoluta certeza de que algumas atividades são essenciais, e é o Estado que tem que fazê-las. Uma delas é a ciência e a tecnologia. É claro que o setor privado participa e contribui, e isso é muito importante. Mas a visão privada complementa a visão do Estado”, declarou Brant.

O vice-governador afirmou, ainda, que deposita confiança na Epamig e que reconhece os desafios do segmento. Brant disse que a expectativa é a de que a empresa se destaque ainda mais como instituição de pesquisa.

Na sequência, a presidente da Epamig, Nilda de Fátima, enfatizou o papel da empresa para o desenvolvimento do agronegócio mineiro. São destaques a participação em pesquisas com café em Minas - estado que detém a marca de 51% de toda produção nacional da bebida; as mais de 60 marcas de azeite de oliva da Mantiqueira provenientes da primeira extração de azeite extravirgem realizada pela Epamig em 2008; além de diversos prêmios recebidos por vinhos mineiros no exterior, frutos da tecnologia da dupla poda desenvolvida por pesquisadores da empresa no Sul do estado.

“É muito gratificante ter a presença do vice-governador na sede da Epamig para a entrega desses veículos que serão muito úteis para nossos pesquisadores que estão no interior. Recursos para pesquisa são garantias de segurança para bons trabalhos, e bons trabalhos são sinônimos de desenvolvimento para Minas Gerais. Não existe desenvolvimento sem ciência e tecnologia”, afirmou Nilda.

Após a entrega dos veículos o vice-governador foi presenteado com produtos da Epamig. Também participaram da solenidade o diretor de Operações Técnicas, Trazilbo de Paula, o diretor de Administração e Finanças, Leonardo Kalil, e funcionários da empresa.

A Epamig é vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Agropecuária e Abastecimento (Seapa).

Foto: Erasmo Pereira

Compartilhe via: