Produção de pêssegos requer condições climáticas específicas

Conteúdo Principal

Produção de pêssegos requer condições climáticas específicas

Submitted by Anônimo (não verificado) on
Fruta nativa da China tem conquistado cada vez mais espaço nos pomares de Minas
Publicado em:

BELO HORIZONTE (30/10/2019) - Com a proximidade do fim do ano, algumas frutas ganham destaque nas bancas de sacolões e supermercados. É o caso do pêssego, fruta típica de clima temperado, que tem conquistado espaço nos pomares mineiros. "É possível produzir em algumas regiões que apresentam elementos climáticos específicos, como temperatura, radiação solar e chuva", explica o pesquisador da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), Emerson Dias Gonçalves.

Nativo da China, o pessegueiro encontrou nos estados do Sul e do Sudeste brasileiro o clima propício para a produção. Além disso, pesquisas e melhoramento genético ajudaram a selecionar as variedades com maior adaptabilidade às condições regionais. "No Sudeste, microclimas favoráveis podem ser obtidos em locais de altitudes elevadas, geralmente, acima de 900 metros, onde é possível obter, pelo menos, 100 horas com temperatura igual ou inferior a 7,2ºC por ano", observa Emerson, acrescentando que o ciclo desta fruteira é composto pela fase vegetativa e pela fase de dormência (período em que a planta não apresenta sinais de atividades metabólicas sendo que, visualmente, o crescimento está suspenso).

A determinação exata do número de horas de temperatura inferior a 7,2ºC é fator decisivo para o produtor que deseja implantar uma lavoura de pêssego. "Este é o principal fator que irá possibilitar ou não a implantação da cultura, e também auxiliar na escolha das melhores variedades para serem cultivadas em uma determinada região”, completa o pesquisador.

Outro ponto a ser observado é a exigência hídrica da planta. "A irrigação deverá ser implantada para fornecer água complementando as chuvas, e também para fornecer integralmente a água necessária durante os períodos de estiagem, que são comuns na maioria das regiões brasileiras. A irrigação antecipa a etapa de colheita no pomar de pessegueiro, aumenta o crescimento do diâmetro dos frutos e do tamanho dos ramos", adverte.

A época de colheita vai depender muito da variedade. "Temos algumas precoces, que podem ser colhidas a partir de outubro, e outras mais tardias, com colheita até o final de dezembro", informa o pesquisador. Em Maria da Fé, no Sul de Minas, onde funciona um Campo Experimental da Epamig, instituição vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), a variedade Libra inicia a colheita na primeira quinzena de outubro. Já a variedade Maciel é colhida a partir da segunda quinzena de novembro.

Emerson Gonçalves deixa dicas para o consumidor no momento da compra das frutas. "Além do cheiro, outra característica a que devemos nos atentar é a cor. Um bom pêssego tem, habitualmente, cores e tons mais fortes. Prefira os frutos sem manchas na casca e sem machucados. Se quiser os maduros, prefira os que contenham a mistura das cores amarela e vermelha. Se quiser pêssegos que durem mais, escolha aqueles com a coloração de fundo mais esverdeada. Os pêssegos mais maduros geralmente apresentam-se menos firmes ao toque", afirma.

Ascom/Epamig
Foto: Pedro Moura

Compartilhe via: