Concurso escolhe os melhores derivados da jabuticaba em Sabará

Conteúdo Principal

Concurso escolhe os melhores derivados da jabuticaba em Sabará

Submitted by Anônimo (não verificado) on
Disputa antecipa e integra programação do Festival da Jabuticaba entre os dias 15 e 17 de novembro
Publicado em:

BELO HORIZONTE (8/11/2019) –O município de Sabará, na região Central de Minas Gerais, escolheu os melhores produtos derivados de jabuticaba. O Concurso Professor Zoroastro Vianna Passos, realizado nesta quinta-feira (7/11), foi dividido em três categorias: Melhor Licor, Melhor Geleia e Melhor Produto Inovação. A iniciativa é uma parceria entre a prefeitura, Associação dos Produtores de Derivados da Jabuticaba de Sabará (Asprodejas) e Emater-MG, empresa vinculada à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa).  

Foram inscritos 48 produtos para a disputa. Os produtos foram avaliados por especialistas da área. As iguarias passaram por análise sensorial (características visuais, olfativas e paladar). “O objetivo é estimular a melhora da qualidade dos produtos derivados de jabuticaba, bem como aumentar a cada ano a diversidade de produtos no festival, por meio do lançamento de novos produtos todos os anos”, diz a extensionista da Emater-MG, Ediene da Fonseca.

O concurso faz parte da programação Festival da Jabuticaba, que movimenta o município de Sabará, entre os dias 15 e 17 de novembro. Os vencedores serão anunciados e premiados no dia 15 de novembro. 

Festival da Jabuticaba

Em sua 33ª edição, o festival traz uma programação extensa. O evento, que vai acontecer  no centro histórico de Sabará, busca incentivar a cadeia produtiva de derivados de jabuticaba no município, estimular a economia e o turismo. De acordo com os organizadores, em 2018, o festival movimentou cerca de R$ 3 milhões de reais,  em quatro dias.

Outro destaque será a Cozinha Show,  que vai funcionar nos três dias do festival. O evento contará com a apresentação de 17 chefes de cozinha, que demonstrarão receitas  feitas de jabuticaba por produtoras que participam do festival. “A ideia é mostrar a utilização de produtos dessas produtoras em pratos de chefes renomados, que podem ser facilmente aprendidos pelas pessoas”, explica Ediene. 

A Emater-MG está auxiliando na organização da Cozinha Show, com a mobilização dos chefes, compra dos insumos, catalogação das fichas técnicas e receitas, além do apoio nos dias do evento. 

Tradição

Sabará é historicamente conhecida pela produção de jabuticaba e seus derivados. A produção ocorre desde o período Colonial. Como os frutos maduros apodrecem rapidamente, uma solução é a fabricação de diversos derivados da jabuticaba. Esse processo é artesanal e utiliza diversas receitas passadas de geração a geração. 

“A produção de derivados é um elemento da manifestação cultural capaz de intensificar o envolvimento da comunidade no conhecimento de sua própria tradição, na sabedoria popular e especialmente na gastronomia. É onde ocorre a integração econômica, social e cultural que compõe um conjunto de significados determinantes do Patrimônio Cultural do Município. E isso evoca um encantamento especial aos visitantes, seja por meio do seu entrosamento com os produtores de quitutes  ou com os diferentes sabores”, ressalta extensionista da Emater-MG.

Em 2018, o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) concedeu à Asprodejas o Selo de Indicação de Procedência dos seguintes produtos derivados de jabuticaba:  licor, geleia, molhos, casca cristalizada e compotas. 

Clique aqui para a programação do festival

Sebastião Avelar/ Ascom Emater-MG
Foto: Divulgação/Emater-MG

Compartilhe via: