BELO HORIZONTE (12/11/2019) - Quem passar pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), em Belo Horizonte, na próxima quarta-feira (13/11), terá oportunidade de levar para casa diversos produtos da agricultura familiar mineira. Pela segunda vez neste ano, a Emater-MG, empresa vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa/MG), vai promover uma feira para venda de doces, queijos, hortaliças, frutas, café, temperos, biscoitos, artesanato, pães, defumados, ovos, tilápias e outros produtos.

A Feira da Agricultura Familiar é aberta ao público e será realizada das 9 às 17h, no Espaço Democrático José Aparecido de Oliveira (EDJAO). Ela faz parte de uma parceria entre a Emater-MG e a ALMG para que sejam promovidas pelos menos duas feiras por ano no espaço da casa legislativa.

Variedade

Nesta edição, serão 27 barracas de diversos municípios de Minas Gerais. Todos os produtores recebem orientação da Emater-MG. Quitandeiras de Nova Lima, na região metropolitana de Belo Horizonte, irão vender pães, petits fours e a queca, um bolo com frutas secas, sementes e mel. A receita é influência do bolo inglês, cake, que aqui em Minas, teve o nome adaptado para queca.

Já os produtores de Itaguara terão barracas de queijos de leite de cabra, rapadura e doces de frutas. O café mineiro terá representantes dos municípios de Dom Viçoso e São Gonçalo do Rio Abaixo.

Eduardo Luiz Pulier é produtor de queijo Minas Artesanal do município de Ouro Preto e vai participar da feira pela segunda vez. Ele conta que o projeto da queijaria dele foi feito pela Emater-MG e já obteve o Selo Arte, que permite comercialização do produto para todo o país. As vendas na última edição da feira na ALMG foram tão boas que ele espera repetir a dose. “Foi espetacular. Fiz vários contatos. E a aceitação pelos consumidores foi excelente. Tinha levado 40 queijos e vendi tudo ainda pela manhã. Tive que ir em casa buscar mais e acabei o dia vendendo 100 queijos”, conta.

Serviço:

Feira da Agricultura Familiar
Dia: 13 de novembro (quarta-feira)
Horário: 9 às 17h
Local: Espaço Democrático José Aparecido de Oliveira (EDJAO) - Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
Rua Rodrigues Caldas, 30 - bairro Santo Agostinho – Belo Horizonte

 

Municípios

Produtos

Nepomuceno

Carnes Defumadas

Sabará

Bananas e bolos

Nova Lima

Pães, petit four, queca e lamparinas

Congonhas

Bordados

Itaguara

Doce de frutas, rapadura e queijo de leite de cabra

Ouro Branco

Ovos

São Gonçalo do Rio Abaixo

Café e quitandas de banana

Pedra Azul

Artesanato

Brumadinho

Temperos e hortaliças agroecológicas

Sete Lagoas

Conservas e picles

Morada Nova de Minas

Tilápia

Belo Horizonte

Hortaliças, café, azeite, vinhos e queijos

Ouro Preto

Queijo

Capelinha

Queijo

Queluzito

Molhos, conservas e plantas condimentares

Betim

Doces de amendoim

Campestre

Frutas vermelhas, sucos e geleias

Catas Altas

Vinho, geleia e doces de jabuticaba

Barão de Cocais

Quitandas, doces, geleias, goiabada e licor

Mário Campos

Hortaliças

Dom Viçoso

Café

Jornalista responsável: Marcelo Varella/ Emater-MG

Fotos: Divulgação Emater-MG

Enviar para impressão