Governo de Minas agiliza processos de regularização ambiental na piscicultura

Conteúdo Principal

Governo de Minas agiliza processos de regularização ambiental na piscicultura

Submitted by Anônimo (não verificado) on
Mutirões regularizam empreendimentos aquícolas no estado; objetivo é capacitar produtores e evitar a informalidade
Publicado em:

(Belo Horizonte 28/11/2019) O Governo de Minas, por meio das secretarias de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), está realizando mutirões com os piscicultores com objetivo de fomentar a regularização dos empreendimentos aquícolas no estado.

O trabalho é desenvolvido em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG) e com a Secretaria de Aquicultura e Pesca, órgão vinculado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

O convênio prevê a realização de mutirões em quatro regiões do estado (Central, Sudoeste, Zona da Mata e Triângulo Mineiro). A regularização envolve o licenciamento ambiental e a outorga, que é o instrumento legal que assegura o direito de uso dos recursos hídricos. As licenças são emitidas pelos técnicos do Sistema Estadual de Meio Ambiente (Sisema).

De acordo com o gestor do convênio, Francisco Lara, as ações envolvem recursos de aproximadamente R$ 198 mil. “Nos mutirões, as equipes dão orientação técnica sobre todas as etapas do processo de regularização, além de auxiliar no preenchimento dos formulários. A expectativa é de que sejam atendidos 150 piscicultores”, explica.

Metas superadas

O assessor especial da Seapa Frederico Ozanam de Souza aposta na superação da meta. “Em novembro, foram realizados dois mutirões nos municípios de Felixlândia e Passos, com participação total de 106 piscicultores, superando a meta estabelecida de 40 participantes em cada evento. Estão previstos mais três encontros ainda neste ano.”

Para o superintendente regional de Meio Ambiente do Sul de Minas, Cézar Augusto Fonseca e Cruz, é fundamental a parceria do Sistema Agricultura com o Meio Ambiente. “São instituições que necessitam de sinergia nas ações. Os mutirões de regularização das atividades aquícolas são exemplo da disposição em realizar ações conjuntas, fazendo com que o produtor promova sua regularização e a gestão ambiental com a celeridade que ele precisa”, afirma.

Regras de licenciamento

O coordenador técnico da Emater-MG Dirceu Ferreira esclarece que, nos casos de dispensa de licenciamento ou uso insignificante, o processo é bastante simples, sendo suficiente o piscicultor apresentar o Registro de Identidade ou o Cadastro de Pessoa Física (CPF). Os agricultores familiares também deverão levar a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP).

Em casos mais complexos, o produtor deve apresentar mais informações, por exemplo, coordenadas geográficas e fotos da área aquícola. Por isso, é importante que o interessado entre em contato com os escritórios da Emater-MG para se informar sobre os documentos necessários.

“É fundamental que o piscicultor regularize a sua situação. Do contrário, estando na informalidade, pode ser punido com multa ou suspensão da sua atividade”, adverte Dirceu Ferreira.

Força para a categoria

O piscicultor Walter Oliveira e Silva cria tilápias há 12 anos. Sua produção média anual é de 48 toneladas, comercializadas nos municípios de Felixlândia, onde tem o negócio, e Belo Horizonte. Ele participou de um dos mutirões, seguindo orientação dos técnicos da Emater-MG. “Esse trabalho agrega força para a nossa categoria. Em termos de benefícios que a regularização pode me trazer, espero o crescimento dos negócios e a abertura de portas junto aos órgãos públicos, como a Cemig, onde estou pleiteando acesso à energia rural”, contextualiza.

Na avaliação do assessor técnico Frederico Ozanam, o trabalho reflete o amadurecimento da cadeia produtiva aquícola em Minas. “A regularização fortalece toda a cadeia produtiva, além de reduzir o percentual de informalidade. A iniciativa proporcionou a aproximação e o diálogo entre os produtores, os órgãos estaduais de fomento da produção e as instituições de fiscalização”, diz.

Próximos encontros

No período de 2 a 6 de dezembro, serão realizados mutirões em Uberaba e Uberlândia (Triângulo Mineiro). Em Muriaé (Zona da Mata), os mutirões serão realizados no período de 9 a 13 de dezembro.

Números

De acordo com o IBGE, Minas Gerais tem produção aproximada de 33 mil toneladas/ano de peixes e ocupa o 6º lugar no ranking nacional. A tilápia é a espécie mais cultivada e responde por 94% dos peixes produzidos para corte.

Em relação à piscicultura ornamental, o estado ocupa o primeiro lugar, com destaque para a região da Zona da Mata, que produz cerca de 70% dos peixes que abastecem o mercado nacional.

Segundo levantamentos da Emater-MG, no estado, existem cerca de 3,1 mil piscicultores.

Jornalistas Responsáveis: Márcia França (Ascom - Seapa) e Sebastião Avelar (Ascom - Emater-MG)

Foto: Divulgação Seapa

Compartilhe via: