EPAMIG apresenta Informe Agropecuário sobre umbu em evento no Norte de Minas

Conteúdo Principal

EPAMIG apresenta Informe Agropecuário sobre umbu em evento no Norte de Minas

Submitted by Anônimo (não verificado) on
Publicado em:

Belo Horizonte (05/12/2019) O umbu é tema da próxima edição do Informe Agropecuário (IA), uma das revistas de difusão de tecnologias agropecuárias mais importantes do país, publicada pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG). O lançamento da edição 307 ocorre no dia 10 de dezembro (terça-feira), às 8h, no Campo Experimental de Gorutuba, no município de Nova Porteirinha, região Norte do estado. As inscrições são gratuitas e serão realizadas no dia do evento.

Além do lançamento oficial do novo Informe Agropecuário, a programação contará ainda com a participação de autores da edição. Às 9h, o professor do Instituto Federal Baiano, Sérgio Luiz Donato, falará sobre tecnologias de produção do umbu e a importância da fruta para o semiárido. Em seguida, às 10h, o pesquisador da EPAMIG Norte, Nivio Gonçalves, guiará o público em uma atividade de campo. O pesquisador mostrará tecnologias para produção de mudas de umbu.

Os frutos do umbuzeiro são explorados para o consumo in natura ou industrial, na elaboração de suco, polpa congelada, sorvete, geleia, doces, entre outros derivados. A EPAMIG, em parceria com a Embrapa Semiárido, seleciona materiais e atua na criação de bancos de germoplasma de umbu, trabalhos que têm propiciado condições de melhoria da produção da fruta.

Além disso, a empresa atua em estudos sobre o cultivo de umbu sob sequeiro, técnica agrícola de plantio em locais secos e com pouca chuva. Segundo resultados de pesquisas publicadas no Informe Agropecuário, a estratégia é obrigatória para se conviver com o clima seco do Semiárido brasileiro e para sustentar a produção da agricultura familiar.

 

A importância do umbu para a população do Semiárido

O umbuzeiro é uma fruteira nativa da Caatinga e está distribuída de maneira dispersa em todo o semiárido brasileiro, região que abrange os estados do Nordeste do Brasil e o Norte de Minas Gerais. A coleta dos frutos é extrativista e movimentou, em 2018, 8,3 milhões de reais. Desse montante, 87% foram gerados no Nordeste, onde estão concentrados 90% da produção. Segundo dados do IBGE, em 2018 foram colhidas 7.765 toneladas de frutos.

Ainda em fase inicial de domesticação, com produção extrativista e poucas áreas com uso de materiais selecionados, a grande procura por frutos diferenciados, tanto nos mercados interno como externo, tem despertado o interesse dos consumidores pelo umbu. Na Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp) foram comercializadas, em 2017, 11,18 toneladas dessa fruta.

A presidente da EPAMIG, Nilda de Fátima Soares, afirma que o tema da nova edição do Informe Agropecuário é forte no aspecto econômico e, sobretudo, noaspecto cultural. Nilda aponta a popularidade do umbu no Norte de Minas e em cidades do Nordeste brasileiro, locais onde o fruto é facilmente encontrado em supermercados e feiras populares.

“Esta edição do Informe Agropecuário apresenta, além das informações e tecnologias para o cultivo do umbu, a importância histórica e ecológica desta fruteira para o bioma Caatinga e a população do Semiárido”, destaca.

 

Assessoria de Comunicação Epamig

Compartilhe via: