Emater-MG é reconhecida pela Assembleia Legislativa como de relevante interesse social e econômico para Minas Gerais

Conteúdo Principal

Emater-MG é reconhecida pela Assembleia Legislativa como de relevante interesse social e econômico para Minas Gerais

Submitted by Anônimo (não verificado) on
Projeto de Lei foi aprovado em dois turnos pelos deputados estaduais
Publicado em:

BELO HORIZONTE (13/12/2019) - A Emater-MG foi reconhecida pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) pela sua importância para o desenvolvimento do Estado. O Projeto de Lei 1.092/2019, que estabelece o reconhecimento, foi aprovado em dois turnos no plenário da Casa e aguarda sanção.

De acordo com o PL, de autoria do deputado estadual Coronel Henrique, presidente da Comissão de Agropecuária e Agroindústria, “fica reconhecida como de relevante interesse social e econômico do Estado a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais – Emater-MG”. O anúncio da aprovação do Projeto de Lei foi anunciado no dia 12 de dezembro, em solenidade na ALMG, com a presença do presidente da Emater-MG, Gustavo Laterza, da secretária de Estado de Agricultura, Ana Valentini, deputados e outras autoridades.

“A minha expectativa é poder destacar e trazer para a Emater mais relevância no cenário da agropecuária e, especialmente, a sua importância dentro do Executivo. Este reconhecimento visa trazer mais foco para a necessidade e importância da extensão rural e assistência técnica mais efetiva e fortalecida para o nosso produtor. A Emater-MG é aquela mão amiga que atende o nosso produtor rural, daí aproveito para parabenizar os amigos extensionistas pelos 71 anos de relevantes serviços prestados por esta empresa ao povo de Minas Gerais”, disse o deputado Coronel Henrique.

Para o diretor-presidente da Emater-MG, Gustavo Laterza, a aprovação do Projeto de Lei pela Assembleia é um momento histórico para toda a Emater de Minas Gerais e também para o Brasil. “É um reconhecimento feito pela casa do povo de Minas, por intermédio de seus parlamentares, que nos enche de orgulho e honra por reconhecer toda essa trajetória percorrida de forma destacada pela Emater-MG ao longo de sua história, demonstrando sua essencialidade para o desenvolvimento rural do Estado. Este reconhecimento nos transmite mais otimismo, mais segurança e credibilidade para continuar e cumprir a nossa missão. Associada ao trabalho de assistência técnica, a extensão rural, como processo continuado de educação não formal, é nosso outro diferencial e expertise, atuando na promoção social e qualidade de vida das famílias rurais, com a proposição, articulação e execução de várias políticas destinadas às famílias dos produtores”, afirmou.

Atuação

A Emater-MG completou, em dezembro, 71 anos de serviços prestados à sociedade mineira. Ela foi a pioneira no setor de assistência técnica e extensão rural a surgir no Brasil. A Empresa conta hoje com cerca de 2 mil empregados efetivos, sendo aproximadamente 1,4 mil técnicos atuando no campo.

A Emater-MG está presente em praticamente todo o Estado, onde são mantidos 790 convênios com prefeituras municipais, o que corresponde a 92% dos municípios mineiros. Vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), ela é responsável pela implantação de políticas públicas de desenvolvimento voltadas, principalmente, ao setor agropecuário. Atua fortemente nos temas relacionados ao desenvolvimento social das famílias no meio rural, suas organizações associativas e cooperativistas. Os extensionistas são responsáveis por mais de 1,4 milhão de atendimentos no Estado por ano, para mais de 400 mil produtores rurais e público urbano.

Nos últimos dois anos, a Emater-MG trabalhou para ser a primeira empresa público privada do seu porte no Estado a se adequar à Lei Federal 13.303 / 2016 (Lei das Estatais). Ela conta com a gestão da sua Diretoria Executiva, do Conselho de Administração e do Conselho Fiscal, com adoção do conceito de complience, que assegura que a Empresa está cumprindo todas as imposições dos órgãos de regulamentação, dentro de todos os padrões exigidos de seu segmento. Recentemente, a Empresa também concluiu suas estratégias de longo prazo, com propostas para serem implementadas ao longo dos próximos cinco anos. Além disso, ela foi reconhecida pelo segundo ano consecutivo, pela Revista Exame, entre as melhores e maiores empresas do setor.

A Empresa é a principal executora de políticas públicas, por meio da aplicação de recursos de emendas parlamentares federais e estaduais. A Emater-MG também possui parcerias consolidadas com instituições públicas, como ministérios, universidades e centros de pesquisa, agentes financeiros e instituições privadas, em particular com a Federação da Agricultura e Pecuária de Minas Gerais (Faemg), Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Minas Gerais (Fetaemg), Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais (Ocemg) e Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg).

Ela desenvolve parcerias com diversos órgãos do governo estadual, das prefeituras municipais e de outras entidades para a organização de feiras, exposições, torneios e outros eventos realizados no Estado cujo tema é voltado ao desenvolvimento e promoção do setor agropecuário. Tem papel relevante na transferência de tecnologias sustentáveis lançadas pelos órgãos de pesquisa, fazendo com que a mesma chegue ao seu destino e seja corretamente utilizada.

Em relação aos acidentes ambientais das barragens da Samarco, em Mariana, e da Vale, em Brumadinho, a Emater-MG apoia as famílias direta e indiretamente atingidas nas questões produtivas das zonas rurais. A Empresa também apoiou nos cadastros preliminares e emergenciais de 500 propriedades atingidas em Brumadinho.

Tendências

De olho nas novas tendências, a Empresa anunciou em dezembro a implementação do Programa Emater 4.0 para a adequação às exigências da transformação digital, construindo ferramentas para racionalizar, desburocratizar e tornar os serviços da Emater-MG ainda mais ágeis, proativos, diretos e conectados às necessidades do produtor. O programa abrange uma série de projetos, desde a mudança da cultura da Empresa, até a aplicação rotineira de tecnologias digitais, como o uso de drones e softwares para processamento de dados na prestação de serviços altamente qualificados, georreferenciamento de áreas produtivas, zoneamento ambiental e produtivo, auxílio em programas de certificação de propriedades, de controle patrimonial, entre outros.

“É em razão de toda a sua história, com marcas registradas de sua atuação em todas as regiões do Estado, e de sua contemporaneidade, se posicionando sempre presente e compartilhando de toda a dinâmica por que passa a sociedade mineira e disposta a assumir desafios que a Emater-MG foi reconhecida pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais pela sua importância para o desenvolvimento do Estado”, afirmou o diretor técnico da Emater-MG, Feliciano Nogueira.

 

Assessoria de Comunicação - Emater-MG

Compartilhe via: