Feira com produtos mineiros movimenta Assembleia Legislativa de Minas Gerais

Feira com produtos mineiros movimenta Assembleia Legislativa de Minas Gerais

Feira reuniu produtos feitos com tecnologias desenvolvidas pela EPAMIG, assistidos por extensionistas da Emater-MG e certificados pelo IMA. Volume de vendas agradou os expositores

(BELO HORIZONTE – 16/12/2019) Quem passou pelos arredores da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) na quinta (12) e sexta-feira (13) teve a oportunidade de experimentar e adquirir produtos típicos da culinária mineira na feira “Do campo à mesa”. Durante os dois dias de evento, o hall de entrada da ALMG recebeu mais de 30 produtores de várias regiões do estado. O público se deliciou com produtos como queijos, azeites, mel, vinhos, cervejas, cachaças, cafés, doces e embutidos.

O evento, idealizado pelo 1º vice-presidente da ALMG, deputado Antônio Carlos Arantes, contou com a organização de diversos setores da Casa legislativa e com a parceria da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e de suas vinculadas. A feira reuniu produtos feitos com tecnologias desenvolvidas pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG), certificados pelo Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) e assistidos por extensionistas da Emater-MG.

Durante a abertura da feira, Antônio Carlos Arantes destacou o papel das empresas vinculadas à Seapa no desenvolvimento do Produto Interno Bruto (PIB) de Minas Gerais. “Se hoje nós temos vinhos e azeites de qualidade reconhecida no mundo todo, é por causa da EPAMIG. Se hoje nós temos produtores assistidos com tecnologias em todo o estado, é porque temos a Emater que faz a diferença. Enfim, se temos o que temos hoje, devemos a empresas que estão unidas e com vontade de trabalhar”, declarou o deputado.

Em sua fala, a secretária de Agricultura, Ana Maria Valentini, ressaltou sua alegria de ver tantos produtores reunidos em um só local. Ana, que também é produtora rural, afirmou que produzir é difícil, mas vender é mais difícil ainda. Por esse motivo, a secretária parabenizou a iniciativa de dar visibilidade para produtores mineiros e reafirmou seu compromisso com os trabalhadores do campo. “Nossa culinária é conhecida como uma das melhores do país. Isso vem do jeito de fazer nossas coisas, com capricho e muito amor. O nosso trabalho é para incentivar cada vez mais nossos produtores para garantir renda, dignidade e oportunidades a eles”, enfatizou.

A presidente da EPAMIG, Nilda de Fátima, destacou que a ALMG é a casa do povo. Para ela, trazer o campo para dentro da Assembleia é dar o legítimo destaque para quem trabalha, na maior parte do tempo, no anonimato. “Ter o campo dentro da cidade é mostrar para quem vive prioritariamente em uma metrópole a importância do trabalhador do campo, o quanto ele produz para abastecer as nossas mesas”, afirmou Nilda.

O volume de vendas agradou os expositores. O representante da Associação dos Olivicultores da Mantiqueira (Assoolive), Luiz Antônio, saiu de Maria da Fé (MG) e se surpreendeu com a procura por azeites. “O movimento me agradou bastante. Pude conversar com muitas pessoas, responder dúvidas sobre azeites, vender nossos produtos. Enfim, a feira superou todas as minhas expectativas”, comemorou.

Luiz enfatizou que a EPAMIG foi a primeira empresa a extrair azeite extra virgem no Brasil e, por esse motivo, hoje a Assoolive conta com mais de 40 olivicultores em 26 municípios diferentes.

De igual modo, o representante da vinícola Casa Geraldo, Tiago Costa, celebrou as vendas e pontuou o papel da EPAMIG na criação da tecnologia da dupla poda, que permitiu a produção de vinhos finos no Sul de Minas e a criação de marcas premiadas internacionalmente.

Degustações comentadas e gratuitas

A boa prosa mineira também se fez presente durante os dois dias de feira. Em um espaço montado logo ao lado dos estandes houve degustações comentadas de queijos, vinhos, espumantes, azeites e cafés. Quem visitou a feira pôde participar gratuitamente desses momentos e ainda conhecer mais sobre a atuação da EPAMIG.

A Q-grader Larissa Fassio falou de cafés especiais e deu dicas para escolha, preparo, acondicionamento e conservação da bebida. Já o pesquisador da EPAMIG, Francisco Câmara, conduziu degustações de vinhos e espumantes com ênfase no manejo de videiras sob dupla poda, tecnologia que permitiu produção de vinhos finos em Minas.

O coordenador do Programa de Pesquisa em Olivicultura da EPAMIG, Luiz Fernando de Oliveira, falou sobre a importância mundial da atividade, benefícios para saúde, importância culinária e uso do azeite para produção de cosméticos. Por fim, o professor da EPAMIG Instituto de Laticínios Cândido Tostes (ILCT), Luiz Carlos Ferreira, comandou a degustação de queijos e apontou as características e possíveis harmonizações dos tipos mais consumidos, como prato, Minas padrão, reino, parmesão, além de requeijão e queijo de cabra.