Seapa recolhe 15 toneladas de embalagens de agrotóxicos no Sul de Minas

Seapa recolhe 15 toneladas de embalagens de agrotóxicos no Sul de Minas

Material entregue durante campanha itinerante realizada em Três Corações terá destinação adequada

Belo Horizonte (19/12/2019) – Cerca de 15 toneladas de embalagens de agrotóxicos foram recolhidas na região de Três Corações. O material foi entregue por produtores rurais de café, soja, morango e batata do Sul de Minas, em um galpão do município, entre os dias 3 e 6 de dezembro.

A campanha itinerante de recolhimento tem o objetivo de conscientizar agricultores, cooperativas e revendas sobre a destinação correta das embalagens de agrotóxicos, bem como contribuir para o desenvolvimento rural sustentável.

A ação facilita ao produtor rural o cumprimento da norma de defesa sanitária vegetal e foi realizada pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), em parceria com o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), Emater, Epamig, Associação dos Distribuidores de Insumos Agrícolas do Centro Oeste e Sul de Minas, Prefeitura de Três Corações e Central de Recolhimento de Três Pontas.

Do total recolhido, 4 toneladas de embalagens foram coletadas no município de Lavras e 11 em Três Corações. Além disso, 500 kg de produtos impróprios também foram entregues. O material é enviado para reciclagem e transformado em novas embalagens de agrotóxicos ou até mesmo utilizado na construção civil.

A Política Nacional de Resíduos Sólidos atribui competências a todos os elos da cadeia produtiva desde os produtores rurais, fabricantes, revendas e poder público. Nesse sentido, o envolvimento de diversos atores é fundamental para a destinação adequada das embalagens de agrotóxicos.

Para o superintendente de Desenvolvimento Agropecuário da Seapa, Rodrigo Carvalho Fernandes, a campanha foi exitosa e revelou a preocupação dos produtores com a questão.

“Os agrotóxicos são essenciais para manejar pragas, doenças e plantas espontâneas que acometem a nossa agricultura. No entanto, a sua utilização tem que ser obrigatoriamente racional. Esses números expressivos da campanha, com o recolhimento de mais de 15 toneladas de embalagens vazias de agrotóxicos, demonstram cada vez mais que o agricultor produz e preserva de forma concomitante, o que é fundamental para o desenvolvimento rural sustentável do nosso estado”, avalia.

Hoje, 11 centrais e mais de 50 pontos de recebimento de embalagens de agrotóxicos estão espalhados em diferentes regiões de Minas. As unidades - que funcionam durante todo ano - recebem e encaminham os resíduos recolhidos para a indústria de reciclagem, reaproveitamento e incineração.

Atualmente, mais de 90% das embalagens vazias de agrotóxicos tem a destinação final ambientalmente adequada no Estado de Minas Gerais.

Ascom/Seapa

Foto: Prefeitura de Três Corações