Emater-MG é homenageada por trabalho de coleta e descarte corretos de embalagens de agrotóxicos

Reconhecimento foi dado por ações na região de Pouso Alegre

BELO HORIZONTE (18/12/2019) - A Emater-MG recebeu mais um reconhecimento pelo trabalho que desenvolve no meio rural para a preservação do meio ambiente. Na última terça-feira (17/12), a Empresa foi homenageada em Pouso Alegre, na região Sul do Estado, pelo Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (INPEV), Central de Recebimento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos de Pouso Alegre, Associação dos Bataticultores do Sul de Minas (Abasmig) e Associação Sul Mineira das Empresas Revendedoras de Insumos Agropecuários (Asmeria).

A homenagem, simbolizada pela entrega de uma placa ao gerente regional da Emater-MG Alexandre Kurachi, que estava companhado por uma equipe de oito extensionistas, agradecia a parceria da Emater-MG no Projeto de Recebimento Itinerante de Embalagens Vazias de Agrotóxicos. A entrega da placa foi feita pelo presidente da Central, José Daniel, durante as comemorações do 20º aniversário da Central de Recebimento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos do município, no bairro do Algodão.

O projeto que, também tem a parceria do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) e prefeituras municipais, se baseia no recolhimento de embalagens vazias de agrotóxicos. Entre as ações estão a sensibilização dos poderes Executivo e Legislativo; mobilização dos produtores rurais e reuniões técnicas de orientação sobre procedimentos de descarte e devolução de embalagens com participação de técnicos, agricultores e agentes de saúde. Também são estabelecidos o local e data de entrega das embalagens no município e encaminhamento delas à Central de Recolhimento.

“Esta ação proporciona aos produtores o cumprimento da legislação pertinente quanto ao destino correto das embalagens vazias de agrotóxico, atenuando um passivo que poderia incorrer na autuação e aplicação de multa por órgão de fiscalização. Além disso, evita a contaminação do solo, da água, do homem e animais, pelo descarte em locais e condições inapropriadas”, explicou o gerente Alexandre Kurachi.

As centrais ou postos de recebimento de embalagens integram o INPEV e possuem licenciamento ambiental, seguindo normas técnicas específicas para recebimento das embalagens. Elas estão distribuídas em 26 estados do país. Atualmente, a Central de Pouso Alegre tem a capacidade de processamento de 180 a 200 toneladas de embalagens. Trinta por cento destas embalagens são oriundas da coleta itinerante realizada nos municípios. O Projeto de Recebimento Itinerante de Embalagens Vazias de Agrotóxicos está presente em cerca de 20 municípios do Sul de Minas

Assessoria de Comunicação – Emater-MG
Jornalista responsável: Terezinha Leite