Artesãs da região Central de Minas Gerais ganham catálogo para divulgar seu trabalho

Iniciativa é da Anglo American e contou com a parceria da Komat’su e Emater-MG

BELO HORIZONTE (30/12/2019) – Valorizar e divulgar o trabalho de artesãs dos municípios de Alvorada de Minas e Conceição de Mato Dentro, na região Central de Minas Gerais. É o que se pretende com o catálogo “Bordados feitos à mão, Meninas de Córregos, Mulheres de Ita”. O material traz diversas peças com bordados em tecido, confeccionadas pelas artesãs. A iniciativa é da mineradora Anglo American e conta com a parceria da empresa Komat’su e da Emater-MG.

O catálogo reúne 37 produtos. São almofadas, bolsas, carteiras, lixeiras, maletas, mochilas, entre outros. Todas as peças são de pano confeccionadas com técnicas de bordado, costura e crochê em fios de algodão. A coleção tem como temas frutas, plantas, flores, aves, igrejas e casas. Os bordados foram desenvolvidos pela designer Júlia Mendes.

O trabalho é produzido por dois grupos de artesãs. Um deles é o Grupo Mulheres de Ita, formado por 15 mulheres do distrito Itapanhoacanga, em Alvorada de Minas. O outro é Meninas de Córregos, com 14 integrantes, do distrito Córregos, em Conceição do Mato Dentro.

Vilmacir Severino, 63 anos, é uma das mulheres que participam da iniciativa. Ela conta que não sabia bordar, mas aprendeu rápido. A atividade, agora, é mais uma fonte de renda para a artesão. “ Era um sonho da minha vida. Eu nunca tive essa oportunidade. A Emater me convidou, falou que ia ter uma oficina de bordado. Aí eu fui e, graças a Deus, aprendi a bordar e fazer as bolsas. Isso fez muito bem para mim”, conta a bordadeira.

Parceria

O catálogo faz parte do Projeto de Reestruturação Produtiva da mineradora Anglo American, que beneficia as comunidades próximas às atividades de mineração da empresa. O projeto visa a promoção do desenvolvimento socioeconômico e cultural das localidades.

“Nós fizemos um diagnóstico na região e encontramos, entre outras iniciativas, duas muito peculiares que é resgatar a autoestima da mulher rural e trazer uma forma de geração de renda. Aí nasceu a ideia de explorar o artesanato local, resgatando tradições, criando um espaço de integração entre essas mulheres”, diz o coordenador de assentamento da Anglo American, Adriano Ramos.

Para a elaboração do catálogo, a Anglo American firmou um convênio com a Emater-MG, empresa vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa). A Emater-MG prestou orientação técnica às famílias, com o acompanhamento no desenvolvimento dos produtos e das oficinas de bordados em tecidos, design e costura. A empresa também orientou a gestão coletiva, levantamento de custos de produção e a promoção e comercialização dos produtos.

“ A proposta é retratar através do artesanato o ambiente e a cultura das comunidades, valorizando o trabalho das artesãs. O catálogo visa expansão, divulgação e comercialização dos produtos”, explica a coordenadora estadual de Artesanato e Turismo da Emater-MG, Cléa Guimarães.

“ É um momento de resgate, de buscar os nossos saberes e os nossos fazeres. Esse projeto é o que valoriza as nossas comunidades”, afirma Silvana Lages, secretária municipal de Cultura de Conceição do Mato Dentro.

Outro parceiro importante é a Komat’su, empresa fabricante de máquinas e implementos para a construção. A Komat’su patrocinou a confecção dos 600 exemplares do catálogo “Bordados feitos à mão, Meninas de Córregos, Mulheres de Ita”.

“Essa parceria é uma grande oportunidade que nós encontramos de dar apoio às mulheres, que estão se dedicando tanto para resgatar a tradição do nosso estado”, disse a gerente da Komat’su, Maristela Sousa.

O catálogo será distribuído em outros países em que a Anglo American desenvolve atividades, nos hotéis e prefeituras de Alvorada de Minas e Conceição do Mato Dentro. Também serão enviados exemplares para a Seapa, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico e para as unidades regionais da Emater-MG.

“A gente fica muito otimista com essas parcerias, fomentando um projeto tão exitoso como este. É a Emater-MG, a Anglo American e a Komat’su somando esforços para promover o desenvolvimento da comunidade”, ressalta o diretor-presidente da Emater-MG, Gustavo Laterza.

Sebastião Avelar/Ascom Emater-MG
Fotos: Gisele Oliveira