Artesãs da região Central de Minas Gerais ganham catálogo para divulgar seu trabalho

Conteúdo Principal

Artesãs da região Central de Minas Gerais ganham catálogo para divulgar seu trabalho

Submitted by Anônimo (não verificado) on
Iniciativa é da Anglo American e contou com a parceria da Komat’su e Emater-MG
Publicado em:

BELO HORIZONTE (30/12/2019) – Valorizar e divulgar o trabalho de artesãs dos municípios de Alvorada de Minas e Conceição de Mato Dentro, na região Central de Minas Gerais. É o que se pretende com o catálogo “Bordados feitos à mão, Meninas de Córregos, Mulheres de Ita”. O material traz diversas peças com bordados em tecido, confeccionadas pelas artesãs. A iniciativa é da mineradora Anglo American e conta com a parceria da empresa Komat’su e da Emater-MG.

O catálogo reúne 37 produtos. São almofadas, bolsas, carteiras, lixeiras, maletas, mochilas, entre outros. Todas as peças são de pano confeccionadas com técnicas de bordado, costura e crochê em fios de algodão. A coleção tem como temas frutas, plantas, flores, aves, igrejas e casas. Os bordados foram desenvolvidos pela designer Júlia Mendes.

O trabalho é produzido por dois grupos de artesãs. Um deles é o Grupo Mulheres de Ita, formado por 15 mulheres do distrito Itapanhoacanga, em Alvorada de Minas. O outro é Meninas de Córregos, com 14 integrantes, do distrito Córregos, em Conceição do Mato Dentro.

Vilmacir Severino, 63 anos, é uma das mulheres que participam da iniciativa. Ela conta que não sabia bordar, mas aprendeu rápido. A atividade, agora, é mais uma fonte de renda para a artesão. “ Era um sonho da minha vida. Eu nunca tive essa oportunidade. A Emater me convidou, falou que ia ter uma oficina de bordado. Aí eu fui e, graças a Deus, aprendi a bordar e fazer as bolsas. Isso fez muito bem para mim”, conta a bordadeira.

Parceria

O catálogo faz parte do Projeto de Reestruturação Produtiva da mineradora Anglo American, que beneficia as comunidades próximas às atividades de mineração da empresa. O projeto visa a promoção do desenvolvimento socioeconômico e cultural das localidades.

“Nós fizemos um diagnóstico na região e encontramos, entre outras iniciativas, duas muito peculiares que é resgatar a autoestima da mulher rural e trazer uma forma de geração de renda. Aí nasceu a ideia de explorar o artesanato local, resgatando tradições, criando um espaço de integração entre essas mulheres”, diz o coordenador de assentamento da Anglo American, Adriano Ramos.

Para a elaboração do catálogo, a Anglo American firmou um convênio com a Emater-MG, empresa vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa). A Emater-MG prestou orientação técnica às famílias, com o acompanhamento no desenvolvimento dos produtos e das oficinas de bordados em tecidos, design e costura. A empresa também orientou a gestão coletiva, levantamento de custos de produção e a promoção e comercialização dos produtos.

“ A proposta é retratar através do artesanato o ambiente e a cultura das comunidades, valorizando o trabalho das artesãs. O catálogo visa expansão, divulgação e comercialização dos produtos”, explica a coordenadora estadual de Artesanato e Turismo da Emater-MG, Cléa Guimarães.

“ É um momento de resgate, de buscar os nossos saberes e os nossos fazeres. Esse projeto é o que valoriza as nossas comunidades”, afirma Silvana Lages, secretária municipal de Cultura de Conceição do Mato Dentro.

Outro parceiro importante é a Komat’su, empresa fabricante de máquinas e implementos para a construção. A Komat’su patrocinou a confecção dos 600 exemplares do catálogo “Bordados feitos à mão, Meninas de Córregos, Mulheres de Ita”.

“Essa parceria é uma grande oportunidade que nós encontramos de dar apoio às mulheres, que estão se dedicando tanto para resgatar a tradição do nosso estado”, disse a gerente da Komat’su, Maristela Sousa.

O catálogo será distribuído em outros países em que a Anglo American desenvolve atividades, nos hotéis e prefeituras de Alvorada de Minas e Conceição do Mato Dentro. Também serão enviados exemplares para a Seapa, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico e para as unidades regionais da Emater-MG.

“A gente fica muito otimista com essas parcerias, fomentando um projeto tão exitoso como este. É a Emater-MG, a Anglo American e a Komat’su somando esforços para promover o desenvolvimento da comunidade”, ressalta o diretor-presidente da Emater-MG, Gustavo Laterza.


Sebastião Avelar/Ascom Emater-MG
Fotos: Gisele Oliveira

Compartilhe via: