Epamig promove Palma Tech para difundir cultura da palma forrageira

Conteúdo Principal

Epamig promove Palma Tech para difundir cultura da palma forrageira

Submitted by Anônimo (não verificado) on
Publicado em:

BELO HORIZONTE (10/01/2020) - A palma forrageira tem sido uma excelente alternativa para alimentação do gado durante o período de seca no semiárido mineiro. Por esta razão, a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) prepara para mês de setembro o “Palma Tech”. O evento, que será realizado no município de Janaúba-MG, tem o objetivo de reunir pesquisadores, técnicos, produtores, estudantes e demais interessados para repassar informações tecnológicas, promover discussões sobre o tema e definir estratégias.

A Epamig trabalha desde 2009 com variedades de palma forrageira e já distribuiu cerca 400 mil mudas para produtores da região do Norte de Minas Gerais. A chefe da Epamig Norte, Polyanna Oliveira vê o “Palma Tech” como o início de uma discussão aprofundada sobre o tema. “Será um grande evento em que vamos reunir parceiros e os melhores especialistas da área. Nossa intenção é contribuir para a difusão da tecnologia da cultura da palma forrageira que constituirá em um dos principais fatores de sustentabilidade social, econômica e ambiental da pecuária regional, pois seu uso é diversificado e contribui com a geração de emprego e renda”, avalia.

Com a irregularidade das chuvas as regiões passam a sofrer com a escassez de forragem, não sendo possível atender as exigências nutricionais dos animais. A palma forrageira possui características energéticas e pode substituir totalmente ou de forma parcial os alimentos tradicionalmente usados, refletindo na redução dos custos e em uma maior produção por hectare. Além de sua alta digestibilidade e teores de nutrientes favoráveis ao desempenho mesmo épocas de seca.

Leia mais: Palma Forrageira complementa dieta animal no Norte de Minas

O evento está previsto para o dia 21 a 24 de setembro e deve receber uma média de 400 participantes. A programação prevê o 1º Simpósio Mineiro sobre a cultura da palma forrageira (Simpalma), minicursos orientados para atendimentos às demandas dos produtores rurais, e o Dia de campo sobre palma forrageira e encontro de inovação - Palma Day.

Compartilhe via: