Área abandonada vira horta comunitária em Lavras, no Sul de Minas Gerais

Área abandonada vira horta comunitária em Lavras, no Sul de Minas Gerais

Iniciativa foi possível com parceria entre Emater-MG, prefeitura, Ufla e moradores

Áreas abandonadas, que acabam se tornando depósito irregular de lixo, são uma dor de cabeça para a população. Além do mau cheiro e da poluição visual, o espaço serve de esconderijo para animais perigosos. Para lidar com esse problema, em um bairro do município de Lavras, no Sul de Minas Gerais, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) sugeriu uma solução prática: implantar no local uma horta comunitária.

A ideia foi discutida em reuniões com representantes da prefeitura e da Associação dos Moradores do Conjunto Habitacional Júlio Sidnei Pinto (Cohab), onde ficava a área abandona de 1,2 hectare. A Emater, empresa vinculada à Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), ajudou na elaboração do projeto e presta assistência técnica aos moradores. No início, a prefeitura, além de ceder o local e fornecer sementes, ficou responsável pelo fornecimento da água para a irrigar a horta.

O sistema de produção segue a linha mais agroecológica. Segundo a extensionsista da Emater-MG Carla Alvarenga, a opção se deve à proximidade da horta com casas do bairro e também pela demanda dos consumidores.

“Os benefícios são vários. Entre eles a segurança alimentar das famílias, com o consumo diversificado de hortaliças frescas e a renda extra com a venda do excedente”, diz Carla. Outro ponto destacado, desta vez pelo técnico da Emater-MG Elter Vieira, é a preservação ambiental com a retirada do lixo e, também, a preservação de nascentes ocorrida com a revitalização da horta.

Quarenta e cinco famílias trabalham na horta comunitária. Cada uma produz alimentos para o próprio consumo e o excedente é comercializado. O gerenciamento do espaço é feito pelos próprios moradores, que criaram uma associação. O aposentado Ronan Alves conta que antes a situação era péssima para os moradores. “As pessoas jogavam lixo nessa área e até animal morto. Isso era um transtorno. Além disso, o local servia de casa para pequenos animais como ratos e baratas. Era um problema para o bairro”, conta.

Segundo ele, com a implantação da horta, a situação mudou completamente. O morador produz hortaliças como alface, rúcula, salsinha e cebolinha. Os alimentos são vendidos no próprio local e para restaurantes da cidade. “É uma renda extra que ajuda bastante”, diz. Cerca de 30% da produção são destinados ao consumo da família. “Aqui em casa são quatro pessoas, então reduzimos gastos e sempre temos uma diversidade de alimentos frescos na mesa”, afirma Ronan Alves.

Revitalização

Em 2017, o projeto de revitalização da horta foi concluído. A iniciativa é uma parceria entre a prefeitura, Emater-MG, Universidade Federal de Lavras (Ufla) e moradores. Foram construídas novas cercas, que melhoram o visual da horta e impediram a entrada de cães.

Outra ação foi a proteção e plantio de espécies nativas em 12 nascentes acima da horta. Com isso, a água utilizada para irrigar as hortaliças vem direto destas nascentes sem gastos para os moradores.

Reconhecimento

O trabalho de implantação da horta comunitária em Lavras teve seu reconhecimento no prêmio Melhor Ação 2019. O projeto ficou em segundo lugar.

O Melhor Ação é uma iniciativa da Emater-MG, que seleciona os melhores projetos e ações no estado, desenvolvidos em seus escritórios.

Sebastião Avelar - Ascom/Emater

Foto: Emater/Divulgação