Os eventos que integram o 2º Circuito Agropecuário da Emater-MG acontecem neste mês de fevereiro e em março na região de Uberlândia em Minas Gerais. Realizado em 15 etapas, o Circuito reúne estações com palestras ministradas por pesquisadores da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) que abordam temas como manejo de pastagem em sistemas intensivos, ensilagem de capim elefante, produção de silagem de qualidade, reprodução e genética de bovinos de leite.

No próximo dia 18 de fevereiro em Ituiutaba - MG, o pesquisador da Epamig, Leonardo Oliveira irá conduzir a palestra Ensilagem de Capim Elefante (BRS Capiaçu). Nela serão ressaltadas todas as ações de condução de uma área do capim Capiaçu, como implantação, manejo, corte e fornecimento para os animais. Além do processo de ensilagem e suas características, cuidados para se ter uma silagem de qualidade e como utiliza - lá na alimentação de bovinos. “O valor nutritivo e a produtividade deste capim são fatores de grande vantagem, podendo gerar impacto na redução dos gastos com a alimentação de vacas de leite, o que é importante para o produtor em cenários de custos altos. Outras questões relacionadas ao tema também serão acrescentadas” conta Leonardo.

A primeira edição do Circuito, realizado em 2017, conseguiu atingir uma média de 1350 participantes. Nesse ano, o evento será organizado pela Emater, Regional de Uberlândia juntamente com a Epamig Oeste, empresas vinculadas à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa). Reginério Faria, coordenador de Transferência e Difusão de tecnologia da Epamig Oeste, acredita ser uma excelente oportunidade para se fazer integração. “Buscamos dinamizar o nosso trabalho fazendo uma ação conjunta com os colegas da Emater-MG, já realizamos outras ações e obtivemos sucesso. Essa será uma oportunidade para levarmos nossas tecnologias e informações disponíveis”, ressaltou Reginério.

Todos os eventos são gratuitos mediante credenciamento. Confira as programações, datas e locais já confirmados.

Ascom/Epamig

Foto: Divulgação/Epamig