Emater-MG promove Mostra da Agricultura Familiar no centro de Belo Horizonte

Emater-MG promove Mostra da Agricultura Familiar no centro de Belo Horizonte

Neste ano serão promovidas pelo menos doze mostras itinerantes pela capital

A tradicional Praça Sete foi o local escolhido para a realização da primeira Mostra da Agricultura Familiar de 2020, em Belo Horizonte. Na próxima quinta-feira (12/3), 32 agricultores de vários municípios de Minas Gerais irão vender seus produtos diretamente para os consumidores que passarem pelo centro da cidade. A mostra é promovida pela Emater-MG (vinculada à Secretaria de Estado Agricultura, Pecuária e Abastecimento), numa parceria com a prefeitura da capital.

As barracas serão montadas no quarteirão fechado da rua Rio de Janeiro, esquina com rua Tupinambás, e as vendas serão das 8 às 18 horas. Nos últimos anos, a Emater-MG tem promovido diversas mostras com produtores da agricultura familiar em Belo Horizonte e em vários eventos pelo Estado. Além delas, a Cidade Administrativa do Governo de Minas Gerais, também na capital, conta com uma feira permanente realizada toda sexta-feira.

“Fizemos um acordo com a prefeitura e pretendemos realizar pelo menos 12 mostras itinerantes em Belo Horizonte, em 2020. No ano passado, foram quatro mostras na cidade. Mas a ideia este ano é promover pelo menos uma em cada regional da capital”, explica o gerente da Emater-MG em Belo Horizonte, Vitório Alves Freitas.

Nesta próxima mostra da Praça Sete, serão vendidos doces, hortaliças, café, artesanato, queijos, rapadura, frutas, quitandas, mel, temperos, conservas e pães. Todos os produtores recebem algum tipo de assistência da Emater-MG.

O produtor Evandro da Silva Campos, do município de Mário Campos, participou das mostras promovidas pela Emater nos últimos anos. Ele leva principalmente a produção da família e consegue lucrar até R$ 2 mil em um dia de vendas. “Levo vários produtos, como legumes, ovos, cana, frutas. A produção é quase toda minha e de irmãos, primos, tios. Às vezes levo também o que os vizinhos produzem. Se tivesse mais espaço na banca, daria para vender mais. Aproveito a feira também para pegar o contato dos consumidores e divulgar meus produtos nas redes sociais”, comenta.

Os irmãos Washington e Walter Teles, do município de Itaguara, também costumam participar das feiras e mostras da agricultura familiar promovidas pela Emater-MG. Eles produzem rapadura, uma atividade que começou na família há mais de 80 anos. Só que a dupla inovou e vende rapadura de diversos sabores. “Uma tradição como essa na família você não pode deixar passar. Só que antes as pessoas faziam apenas a tradicional rapadura de cana. Mas é preciso inovar. E comecei a fazer cursos para também fazer rapaduras misturando outros sabores, como mamão, banana, beterraba”, conta Washington.

Ele lembra que em 2018 participou da primeira mostra promovida na Praça Sete e a comercialização superou as expectativas. “Foi um sucesso. A gente voltou para casa sem nenhuma rapadura. Vendemos tudo”.

Cozinha show

Além das vendas de produtos da agricultura familiar, haverá também uma barraca com uma “cozinha show”. O professor e chef de cozinha Edson Puiati irá preparar pratos usando produtos vendidos na mostra. A Emater-MG também terá uma barraca que funcionará como um plantão técnico. Técnicos da empresa estarão no local para tirar dúvidas da população sobre a produção agropecuária.

Serviço:

Mostra da Agricultura Familiar

Dia: 12 de março (quinta-feira)

Horário: 8 às 18 horas

Local: Praça Sete - Quarteirão fechado da rua Rio de Janeiro com rua Tupinambás – Centro de Belo Horizonte

Marcelo Varella - Ascom/Emater-MG

Foto: Divulgação/Emater-MG