Ministério da Agricultura prorroga prazo para cadastramento da safra de mudas em MG

Conteúdo Principal

Ministério da Agricultura prorroga prazo para cadastramento da safra de mudas em MG

Submitted by Anônimo (não verificado) on
Decisão foi solicitada pela Emater-MG e vale para viveiros de “mudas variedades”
Publicado em:

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) anunciou a prorrogação do prazo para o cadastramento da safra de “mudas variedades” dos viveiros de todo o estado de Minas Gerais. O pedido foi feito pela diretoria executiva da Emater-MG por causa da pandemia do coronavírus.

Os viveiros de “mudas variedades” são de frutíferas como manga, abacate, goiaba e outras. Eles precisam ter a safra cadastrada anualmente no sistema do Mapa, de 1º a 31 de março. Agora o prazo foi estendido para 30 de abril, porque muitos produtores não conseguiram fazer o cadastramento no período normal. Não fazem parte desta medida os viveiros de mudas de citros, que têm regras de cadastro diferentes.

A Emater-MG, vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, é a responsável técnica por centenas de viveiros em todo o estado e pelo cadastro da safra dos mesmos junto ao Mapa. Somente nos municípios de Dona Euzébia e Astolfo Dutra, importantes produtores de mudas na Zona da Mata, a Emater-MG cadastrou 105 viveiros de “mudas variedades” no ano passado. Ao fazer o cadastramento é obrigatório informar, por exemplo, as variedades e a quantidade de mudas frutíferas que serão produzidas nos próximos 12 meses.

“Apenas com o cadastro anual é que os produtores têm autorização de produzir e comercializar as mudas. Além disso, o registro é uma garantia de que o consumidor está comprando mudas sadias”, explica o gerente regional a Emater-MG em Cataguases, Celso Luiz de Oliveira.

Atendimento Emater-MG

A Emater-MG está atendendo os produtores rurais, por meio do Plantão Técnico virtual, para tirar dúvidas e dar orientações pelo site www.emater.mg.gov.br. Outro canal de informação é o Whatsapp pelo número (31) 98453-6231. Os produtores também podem mandar um e-mail para os escritórios locais. Os endereços estão disponíveis no site da Emater-MG.

Marcelo Varella - Ascom/Emater-MG

Foto: Divulgação/Emater-MG

Compartilhe via: