Municípios mineiros mantêm compra de alimentos da agricultura familiar por meio do PAA

Conteúdo Principal

Municípios mineiros mantêm compra de alimentos da agricultura familiar por meio do PAA

Submitted by Anônimo (não verificado) on
Diversos cuidados foram adotados para evitar contaminação pelo coronavírus
Publicado em:

Com a pandemia do coronavírus, alguns municípios mineiros avaliaram a possibilidade de suspender a compra de alimentos da agricultura familiar por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Os alimentos são comprados de agricultores familiares com recursos do Ministério da Cidadania e doados a entidades socioassistenciais, bancos de alimentos e pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Para evitar que os produtores fossem prejudicados, a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa), Emater-MG e prefeituras decidiram continuar as compras por meio do programa, adotando medidas para garantir a segurança dos produtores e servidores municipais durante as entregas.

“Só foi possível a continuidade da execução do programa nos municípios, uma vez que os mesmos se comprometeram a adotar as medidas de prevenção ao coronavírus”, diz o coordenador técnico estadual da Emater-MG, Raul Machado. Entre os cuidados adotados estão o distanciamento mínimo entre as pessoas no momento da distribuição dos alimentos; programação de horários distintos para a entrega dos alimentos por parte dos produtores; disponibilidade de luvas, máscaras, álcool gel, água e sabão para as pessoas envolvidas no trabalho.

A execução do PAA - Termo de Adesão Estadual - em Minas Gerais é da Seapa, em parceria com a Emater-MG. Cinquenta e um municípios mineiros participam do programa e 1.282 agricultores familiares fornecem alimentos.

“São várias as entidades cadastradas. Aquelas que continuam suas atividades, permanecem recebendo os alimentos conforme a programação. Para as entidades que tiveram de parar suas atividades durante o período de isolamento social, coube ao Cras (Centro de Referência de Assistência Social/Ministério da Cidadania) direcionar os alimentos para outras famílias de sua lista de assistidos”, explica Raul Machado.

PAA no Vale do Mucuri

Na unidade regional da Emater-MG de Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri, são nove municípios participando do PAA: Catuji, Itambacuri, Maxacalis, Ladainha, Novo Cruzeiro, Itaipé, Ouro Verde de Minas, Novo Oriente de Minas e Teófilo Otoni. “A Emater acompanha a execução do programa, presta assistência técnica e apoia a inserção dos agricultores no mercado institucional”, diz o gerente regional da empresa, Sandro Rodrigues da Silva. De acordo com ele, os municípios disponibilizam toda infraestrutura, recursos humanos e transporte para o funcionamento do PAA.

Em 2019, nestes nove municípios, foram beneficiados 85 agricultores. O valor investido na compra dos alimentos foi de R$ 1,4 milhão. Até agora, em 2020, o total de agricultores comercializando pelo PAA nestes municípios subiu para 169. Já a doação de alimentos tem beneficiado mais de 700 famílias e oito instituições.

De acordo com o produtor João Ferreira, do município de Itaipé, a continuidade das vendas pelo PAA é fundamental para a manutenção da renda familiar. “A gente perdeu a feira e não tá tendo onde vender os produtos. A gente já tava sem saber o que fazer. O programa vai ajudar muito”, afirma o produtor.

A agricultora Maria de Fátima, do município de Catuji, ressaltou a importância do PAA para a comercialização de seus produtos em meio à pandemia de coronavírus. “Esse programa faz parte da nossa vida e nos ajuda muito nesse momento difícil. Além de ajudar as pessoas carentes com a distribuição de alimentos”, disse.

Outras regiões

Outros seis municípios atendidos pela unidade regional da Emater-MG em Capelinha, no Vale do Jequitinhonha, também optaram em manter o programa em 2020. Com isso, são 92 agricultores beneficiados e 550 famílias contempladas com as doações de alimentos. Já na unidade regional da Emater-MG de Almenara, na região Norte de Minas, nove municípios participam do PAA. Em 2019, 216 agricultores foram beneficiados. Em 2020, são 222 agricultores comercializando pelo PAA e 610 famílias em situação de vulnerabilidade social recebendo doações do programa.

Para o Superintendente de Abastecimento e Cooperativismo da Seapa, Gilson de Assis Sales, o PAA é um programa importante para criar canais de comercialização direta com os produtos da agricultura familiar. “Agora, nesse período de crise, torna-se ainda mais significativo, pois garante renda para produtores e alimentos de qualidade para entidades de assistência social e pessoas em vulnerabilidade alimentar. Acreditamos que esse tipo de mercado deve ser cada vez mais incentivado, por ser uma forma de promover o desenvolvimento regional e aquecimento da economia local”, afirma.

Sebastião Avelar - Ascom/Emater-MG

Raul Mariano - Ascom/Seapa

Foto: Divulgação/Emater-MG

Compartilhe via: