Floriculturas são incluídas na Onda Branca do programa Minas Consciente

Floriculturas são incluídas na Onda Branca do programa Minas Consciente

Orientação de reabertura das lojas foi liberada para quatro regiões do estado, mas a decisão cabe aos municípios

A campanha “Envie um Abraço em Forma de Flor” ganhou um reforço nesta quinta-feira (7/5). O segmento de floricultura passa a integrar a primeira etapa de orientações para a reabertura das atividades comerciais no estado, denominada Onda Branca. A estratégia faz parte do programa “Minas Consciente - Retomando a economia do jeito certo”, lançado pelo Governo de Minas com o objetivo de promover o retorno gradual do comércio, serviços e outros setores de forma responsável e segura para a população.

Por enquanto, esta onda de retomada de parte das atividades econômicas ocorre apenas nas macrorregiões Centro, Noroeste, Nordeste e Leste do Sul de Minas. Para esta decisão, o Comitê Extraordinário Covid-19 considerou, entre outros critérios, a taxa controlada de ocupação de leitos nessas localidades. De acordo com o Governo de Minas, a ideia não é flexibilizar o isolamento social, mas, sim, organizar o isolamento, de forma que a população possa se adaptar à nova realidade imposta pelo coronavírus.

Com cerca de 90% da produção de flores voltada especialmente para o corte e destinada ao setor de eventos e comemorações, como casamentos, aniversários, congressos e formaturas, o setor foi um dos primeiros a sentir o impacto causado pela pandemia de Covid-19 e não tinha previsão de retorno imediato.

Segundo a secretária de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ana Valentini, a inclusão das floriculturas na véspera do Dia das Mães contribui para minimizar os prejuízos acumulados pelos produtores. “Com o impacto sofrido, muitos empregos serão perdidos. Precisamos do empenho de todos os mineiros para ajudarmos este setor. A Seapa analisou com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sede) os critérios de vulnerabilidade do setor perante a crise, o número de trabalhadores em circulação e o nível de aglomeração de pessoas para que as floriculturas tivessem seu protocolo de segurança liberado nesta onda de retomada do programa ‘Minas Consciente", explica.

O programa do Governo de Minas serve como orientação, mas são as prefeituras que vão determinar a abertura ou não dos estabelecimentos em cada município. As normas de funcionamento para os estabelecimentos incluídos na Onda Branca foram divulgadas pelo Estado nesta quinta-feira (7/5) e podem ser encontradas clicando aqui.

As informações completas sobre o programa Minas Consciente podem ser lidas no site do programa Minas Consciente. Além disso, você também pode acessar as listas com todos os municípios incluídos na Onda Branca clicando aqui.

Campanha

Nesta semana, foi lançada a campanha “Envie um Abraço em Forma de Flor”, desenvolvida pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) em parceria com as suas vinculadas Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-MG)Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) e Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA).

A campanha conta com a publicação de peças gráficas e vídeos nas redes sociais de todo o Sistema Agricultura que, juntas, reúnem mais de 120 mil seguidores de todos os lugares de Minas e do Brasil.

José Vítor Camilo e Márcia França / Ascom Seapa

Foto: Sede / Divulgação