Pesquisador da Epamig ensina método para tratar videiras no inverno

Conteúdo Principal

Pesquisador da Epamig ensina método para tratar videiras no inverno

Submitted by Anônimo (não verificado) on
Prática simples utiliza calda sufocálcica para reduzir doenças causadas por fungos e contribuir para a qualidade e produtividade dos parreirais, além de diminuir custos para o viticultor
Publicado em:

As frutíferas de clima temperado demandam mais atenção durante os meses de maio e junho. Durante esse período, o produtor precisa estar atento para inativar focos de doenças do ciclo anterior e dar início a um novo ciclo com plantas mais sadias. Por esse motivo, pesquisadores da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), vinculada à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), já se organizam para colocar em prática o tratamento de inverno nas videiras do Campo Experimental Risoleta Neves, localizado no município de São João Del Rei.

Realizado durante o período de dormência das videiras, o tratamento consiste na aplicação de uma calda sulfocálcica à base de enxofre agrícola. A calda tem a função de reduzir a população de ácaros e cochonilhas hospedadas nas cascas das plantas, além de diminuir as fontes de inóculos de doenças causadas por fungos, como o míldio, oídio e outros. Com baixo custo, o preparo da calda pode ser feito na propriedade ou adquirida no mercado. Mas, para isso, é importante estar atento ao período de realização.

“Esse período vai da primeira quinzena de maio até o final da segunda quinzena de junho. É importante destacar que uma única aplicação da calda já é suficiente. A prática é considerada simples e de extrema importância para a fitossanidade das plantas”, afirma o pesquisador da Epamig, Paulo Norberto.

 

 

Como preparar

A imagem a seguir ensina o passo a passo para preparo da calda. Paulo Norberto explica que são necessários 25 quilos de enxofre e 12,5 quilos de cal para 100 litros de água.

Imagem removida.

Após realizado o tratamento nos meses de maio e junho, se inicia a poda de inverno, que deve ser realizada até o final do mês de julho, para que, então, uvas saudáveis sejam colhidas no fim do ano. A ação vale para espécies de videiras em geral e demais frutíferas de clima temperado.

Ascom/Epamig

 Foto: Epamig / Divulgação

Compartilhe via: