Pesquisadores da Epamig são coautores de Circular Técnica sobre Irrigação da bananeira publicada pela Embrapa

Conteúdo Principal

Pesquisadores da Epamig são coautores de Circular Técnica sobre Irrigação da bananeira publicada pela Embrapa

Submitted by Anônimo (não verificado) on
Publicado em:

Os pesquisadores da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), João Batista Ribeiro da Silva Reis e Polyanna Mara de Oliveira são coautores da Circular técnica “Técnicas de manejo de água de irrigação para reduzir a demanda de água em bananeira”, publicada pela Embrapa Mandioca e Fruticultura. O trabalho destaca duas técnicas, regulação do déficit de irrigação (RDI) e secamento parcial das raízes.

Na regulação do déficit de irrigação (RDI), a lâmina de irrigação é reduzida em apenas uma fase da cultura da bananeira, que pode ser a de crescimento vegetativo, que abrange desde o período de pegamento das mudas até o início da emissão floral. Recomenda-se a redução de até 30% da lâmina de irrigação calculada nessa fase, com economia de água durante o ciclo de até 21%.

A segunda técnica corresponde ao manejo de água pela irrigação lateralmente alternada (secamento parcial das raízes), que pode ser aplicada à cultura da bananeira tanto para as cultivares com maior eficiência de uso de água, como a BRS Princesa e a Grande Naine, como para as do tipo Prata. A frequência de alternância do lado irrigado da fileira das plantas é um dos pontos mais importantes no uso desta técnica, que pode ser aplicado nos períodos de 7, 14 e 21 dias. “A redução de produtividade é um fator que pode ser limitante nesse método, mas não excedeu 7%, 12% e 21% para as cultivares Grande Naine, BRS Princesa e Prata-Anã Gorutuba, respectivamente”, adverte o pesquisador João Batista.

Os trabalhos têm sido desenvolvidos nas áreas experimentais da Epamig Norte. As estratégias de irrigação estão sendo adaptadas também para outras culturas, como o mamoeiro. “Essas técnicas são de vital importância para a economia da água de irrigação em regiões semiáridas como o Norte de Minas, pois as incertezas decorrentes das mudanças climáticas e o aumento do consumo de água pelos seus múltiplos usos têm reduzido a disponibilidade de recursos hídricos e impactado diretamente os perímetros públicos de irrigação”, afirma João Batista.

A circular técnica tem a participação do pesquisador da Embrapa Eugênio Coelho, dos professores do Instituto Federal Baiano, Marcelo Rocha e Sérgio Donato e do fiscal agropecuário Felipe Almeida. A publicação está disponível para consulta no site da Embrapa. Para fazer o download do material, clique aqui.

Ascom/Epamig

Foto: Divulgação/Epamig

Compartilhe via: