Primeira escola de laticínios da América Latina completa 85 anos

Conteúdo Principal

Primeira escola de laticínios da América Latina completa 85 anos

Submitted by Anônimo (não verificado) on
Instituto de Laticínios Cândido Tostes (ILCT), incorporado a Epamig em 1974, aposta em ensino à distância e na criação de um curso superior nos próximos anos
Publicado em:

O Instituto de Laticínios Cândido Tostes (ILCT), localizado em Juiz de Fora (MG), completa 85 anos nessa quinta-feira (14). Incorporado à Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) em 1974, o instituto foi a primeira escola de laticínios da América Latina e até hoje atua na formação de profissionais técnicos em leite e derivados. A Epamig é uma empresa vinculada à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa). 

Ao longo de 85 anos de história, o ILCT ficou conhecido como uma empresa inovadora. Responsável pelo desenvolvimento da indústria de laticínios do Brasil, ele introduziu no mercado nacional tecnologias europeias para fabricação de queijos, manteiga e outros produtos lácteos. Hoje, o ILCT integra ensino, pesquisa e indústria, o que faz do Instituto uma referência para mais de 60 países.

De olho no futuro, diretores e chefes da empresa estão dispostos a inovar ainda mais. A presidente da Epamig, Nilda de Fátima Soares, afirmou que há planos para a criação de um curso superior de tecnologias e gestão de laticínios, cujo nome ainda não foi definido, e para a implantação de ensino à distância (EAD) no ILCT. Segundo ela, o objetivo é utilizar novas tecnologias de comunicação para alcançar ainda mais alunos.

"O futuro aponta para as novas tecnologias, e é para lá que vamos caminhar. Nessa data em que comemoramos 85 anos do ILCT, eu quero parabenizar e agradecer o comprometimento e a dedicação de todos aqueles que fizeram e fazem essa história.Também quero dizer que o Instituto está caminhando a passos largos para uma nova modalidade de ensino, com auxílio de ferramentas de ensino à distância. Temos certeza que faremos um belo trabalho", afirmou Nilda.

A presidente ainda fez questão de destacar os altos índices de empregabilidade em empresas de laticínios dos profissionais formados no ILCT. Desde a fundação, o Instituto já formou cerca de 2.300 técnicos com forte atuação no mercado de trabalho, tanto em indústrias, quanto em instituições de ensino e pesquisa. Além disso, o Instituto mantém convênio com 300 empresas para concessão de estágios e bolsas de estudo. Números que, segundo o chefe geral do ILCT, Sebastião Tavares de Rezende, são louváveis.

"São 85 anos de glória e muito reconhecimento. Formamos profissionais reconhecidos nacional e internacionalmente. Além disso, prestamos um valioso apoio ao pequeno produtor que atua na área de processamento de leite e derivados. Projetamos um futuro promissor para o ILCT, preparado para os avanços da indústria 4.0", enfatizou Sebastião.

Epamig ILCT cada vez mais digital e interativa

No mês de comemoração do aniversário do Instituto, em plena pandemia de coronavírus, a equipe do ILCT se uniu para disponibilizar gratuitamente conteúdos do setor laticinista em uma plataforma digital. A intenção é auxiliar produtores, alunos, profissionais do setor e demais interessados. A página já está disponível e reúne cartilhas técnicas, artigos científicos, vídeos gravados anteriormente pelos pesquisadores da Epamig ILCT e links de conteúdos selecionados. Além disso, receitas para a produção de queijos também estão disponíveis.

A criação da plataforma surge com o objetivo de facilitar o acesso a grande parte do conhecimento gerado pela Epamig ILCT ao longo dos anos, bem como facilitar o diálogo com os professores e pesquisadores. Para o coordenador do Programa de Pesquisa em Leite e Derivados da Epamig ILCT, Junio de Paula, o assunto desperta interesse tanto do produtor quanto do consumidor.

“É interessante pensar em uma forma de atender esse público e também nossos alunos sem que precisem sair de casa. Vejo a plataforma como um espaço para distribuição de conhecimento gratuito, atendendo, assim, um pouco da ansiedade das pessoas com o assunto queijo, uma vez que essas informações não são tão acessíveis”, pontua.

Imagem removida.

Além disso, para comemorar os 85 anos de história o Instituto lançou uma conta oficial no Instagram. Na rede social, o público poderá ver fotos que fazem parte da história do Instituto, bem como se inteirar sobre as novidades da empresa.

Ascom Epamig

Fotos: Erasmo Pereira/Divulgação e Acervo Pessoal/Epamig ILCT

Compartilhe via: