Kits de higienização são doados para feirantes de Buritizeiro, Norte de Minas

Conteúdo Principal

Kits de higienização são doados para feirantes de Buritizeiro, Norte de Minas

Submitted by Anônimo (não verificado) on
Medida visa a prevenção à Covid-19 e ajuda a manter a comercialização de produtos da agricultura familiar
Publicado em:

A exemplo de outros municípios, em Buritizeiro, na região Norte de Minas, a feira livre foi suspensa por causa do novo coronavírus. Uma solução adotada pelos agricultores foi a comercialização em pontos diferentes da cidade para evitar aglomerações. Os cuidados contra a Covid-19 foram reforçados com a disponibilização de kits de higienização, uma iniciativa da Emater-MG, Rotary Club e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Territorial (Sedet). No mês de maio, seguindo as recomendações de prevenção à Covid-19, a prefeitura optou pela reabertura da feira. No espaço, os kits de higienização também têm sido utilizados pelos feirantes. 

A ideia surgiu porque nos locais escolhidos para a venda dos alimentos não havia como as pessoas higienizarem as mãos e produtos. “A proposta é oferecer segurança mútua neste período de pandemia. O kit de higienização consiste em máscara reciclável, balde de 18 litros, com torneira para higienização, e sabonete líquido caseiro”, diz o extensionista da Emater-MG, Carlos Alberto Aguilar.

O material foi distribuído gratuitamente para sete feirantes. “Essa iniciativa proporciona a continuidade da oferta de alimentos, com a devida higienização, trazendo segurança aos agricultores e seus clientes”, afirma o extensionista Carlos Antunes.

Cada kit custa R$ 26,50. O material foi doado pelo Rotary Club de Pirapora, município vizinho. “A limpeza e preparo do balde e confecção do sabão liquido são realizados pelos técnicos da Emater e Sedet. De acordo com a necessidade, novos kits são fornecidos”, explica o técnico da Emater-MG Waldemir Neto.

Um dos kits de higienização foi doado para a produtora Lúcia Ferreira. Ela comercializa hortaliças, ovos e frutas duas vezes por semana em um ponto no centro da cidade. “Tá ajudando muito. Assim a gente trabalha com mais segurança. E não é só o consumidor que tá utilizando, muita gente que passa por aqui aproveita para lavar as mãos”, diz a agricultora.

Lúcia também destaca que a autorização da prefeitura para o funcionamento dos pontos de vendas na cidade contribuiu para reduzir os prejuízos durante a pandemia. “Nós produzimos bastante e tava perdendo muita mercadoria”, lembra.

Imagem removida.

 

Retorno da feira livre

No mês de maio, o município decidiu reabrir a sua feira livre, que funciona aos domingos. A decisão segue as orientações do governo estadual para evitar a contaminação pelo novo coronavírus.

“Estes kits ficarão, com certeza, pós-pandemia. Há um contentamento da utilização e vários pedidos de novos kits. Isso já está em andamento”, ressalta o extensionista Carlos Alberto Aguilar.

Sebastião Avelar - Ascom Emater-MG

Foto: Emater-MG / Divulgação

Compartilhe via: