Frigorífico do município de Maravilhas recebe selo do Certifica Minas Frango Caipira

Conteúdo Principal

Frigorífico do município de Maravilhas recebe selo do Certifica Minas Frango Caipira

Submitted by Anônimo (não verificado) on
Empresa se adequou às exigências do programa e é a segunda no estado a conseguir essa certificação
Publicado em:

A produção de frango caipira em Minas Gerais ganhou mais uma empresa reconhecida pelo programa Certifica Minas. A integradora Fredini Alimentos, proprietária de uma granja e um frigorífico em Maravilhas, na região Central do estado, já pode comercializar seus produtos com o selo do programa que é coordenado pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e executado por suas vinculadas - Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais e Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA).

Na prática, o selo confere ao consumidor a certeza de que os frangos foram, entre outras características, criados soltos, com alimentação vegetal e não forçada, garante o gerente de Certificação do IMA, Rogério Fernandes.

“Para conceder a certificação nossos auditores verificaram documentos, realizaram entrevistas e analisaram visualmente todo o processo produtivo quanto ao cumprimento de 114 critérios de certificação. E essa é a segurança que o consumidor precisa para exercer em plenitude seu poder de compra”, destaca.

Fernandes explica, ainda, que no caso da Fredini Alimentos foi aplicada a auditoria de cadeia de custódia, que é uma modalidade do programa destinada a garantir que distribuidores e processadores tenham rastreabilidade nas suas ações, não misturando produtos certificados com outros convencionais. “Ou seja, foi evidenciado que o frigorífico realiza o abate dos frangos caipira em turnos diferentes dos convencionais, prezando pela separação e individualização em todos os momentos”, acrescenta.

Expectativas

Coordenador de Tecnologia da Informação e Produção de Aves da Fredini Alimentos, Prêntice Vilela explica que a expectativa da empresa é atender às exigências de consumidores que, cada vez mais, procuram por produtos de máxima excelência e procedência natural.

“Entendemos que o selo trará uma boa exposição para a marca, pois a certificação é mais do que a imagem, mostra que a empresa se preocupa com o bem-estar animal e está de acordo com as leis trabalhistas e ambientais”, analisa Vilela.

A empresa abate, aproximadamente, 8 mil aves certificadas a cada 70 dias, o equivalente a cerca de 45 mil por ano. Para manter o selo, que precisa ser renovado periodicamente, há uma série de protocolos a serem obedecidos.

“As aves devem ser criadas soltas em piquetes de pastejo, que são sempre cercados, bem ventilados, com sombreamento. Deve-se também respeitar a linhagem de crescimento lento e rústico, o que dá maior resistência às aves diante de enfermidades”, explica o coordenador do Programa Certifica Minas Frango Caipira no IMA, Maurício Teixeira Pontes.

Ele detalha ainda os cuidados com a alimentação dos animais. “Tem que ser natural, exclusivamente de origem vegetal oriunda da propriedade, como soja, milho, hortaliças e frutas. Não é permitido o uso de restos de alimentos, por exemplo”, reforça Pontes.

Crescimento

Minas tem, atualmente, 310 municípios que produzem frango caipira com algum propósito de comercialização. Quem afirma é o superintendente de Inovação e Economia Agropecuária da Seapa, Carlos Eduardo Bovo, que acredita no potencial de crescimento do setor no estado.

“Com a entrada das agroindústrias, há um ganho muito grande. Um dos diferenciais foi a certificação da cadeia de custódia. Dessa forma, as empresas que estão processando o frango podem colocar na embalagem esse selo. É algo novo e outras cadeias, como a do café, também já demonstram interesse em fazer o mesmo”, explica Bovo.

Sobre o programa

O programa Certifica Minas tem a finalidade de assegurar a qualidade dos produtos agropecuários e agroindustriais produzidos no estado e a sustentabilidade de seus sistemas de produção, proporcionando maior competitividade e favorecendo a inserção em novos mercados.

Além do frango caipira, a iniciativa conta com os escopos de algodão, azeite, cachaça, café, carne bovina, frutas, leite, orgânicos, ovo caipira, hortaliças, queijo artesanal e produtos sem agrotóxicos.

O selo de certificação tem a validade de um ano, podendo ser revalidado, de acordo com o interesse do produtor, após novas auditorias do IMA, o órgão certificador oficial do Estado. Produtores da Agricultura Familiar têm adesão gratuita ao Programa. A adesão é voluntária.

Todos os detalhes sobre o Programa Certifica Minas podem ser encontrados em: www.ima.mg.gov.br e www.agricultura.mg.gov.br/certificaminas.

Raul Mariano - Ascom/Seapa

Foto: Divulgação/Seapa

Compartilhe via: