Cultivo de hortaliças ajuda assistidos de unidade do CAPS no município de Pimenta

Emater-MG elaborou o projeto e orientou a implantação da horta

Cultivo de hortaliças para fins terapêuticos. Essa é uma das estratégias adotadas recentemente pelo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) do município de Pimenta, região Centro-Oeste de Minas Gerais. A ideia é estimular por meio da atividade o desenvolvimento das capacidades cognitivas e de ressocialização dos pacientes.

O CAPS do município tem 32 pacientes e realiza por mês 120 atendimentos ambulatoriais. O centro busca oferecer aos assistidos um espaço acolhedor e que possibilite a integração social e familiar. Segundo a coordenadora do centro, Juliana Colares Eugênio, a maioria dos pacientes, em algum momento da vida, já trabalhou na agricultura.

“O contato com a terra permite uma função terapêutica, propiciando sensações de bem- estar e uma melhoria físico-mental. Além disso, as atividades de plantio e da manutenção da horta trarão uma maior autonomia e melhoria na capacidade de ressocialização”, disse.

Implantação da Horta

O preparo da área teve início na segunda quinzena de maio deste ano. Já o plantio dos alimentos está previsto para junho. O projeto foi elaborado pela Emater-MG, empresa vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) - que também é responsável pela sua implantação. “Esse projeto é fruto de uma demanda antiga do CAPS, porém era apenas uma ideia. Começamos tudo do zero”, conta o técnico da Emater-MG, Lívio Múcio de Souza Lima.

A entidade contou com a ajuda da iniciativa privada do município, que doou ferramentas, sistema de irrigação por aspersão, esterco e mudas. A prefeitura também apoiou o projeto desde o início, disponibilizando o espaço, funcionários para manutenção da horta, trator para gradear o terreno e uma caixa d'água de 5 mil litros.

“É uma satisfação participar desse projeto, que trará bons frutos à nossa comunidade, em especial aos nossos pacientes do CAPS. Agora, vendo o projeto tomar forma, nos enche os olhos de alegria e muito em breve encherá a mesa e prato dos nossos usuários”, diz o prefeito Ailton Costa Faria.

Na área circular de 400 m² são produzidos alimentos como alface, cenoura, beterraba, repolho, couve, cebolinha, salsa, abobrinha e milho verde. Também são cultivadas algumas plantas popularmente consideradas como medicinais, como hortelã, arruda, alfavaca, camomila, alecrim, manjericão, erva cidreira e boldo.

“Primeiramente as hortaliças e ervas serão destinadas ao consumo próprio dos pacientes do CAPS. Futuramente, o excedente poderá ser comercializado”, diz Lívio de Souza Lima.

A implantação da horta com fins terapêuticos prioriza diversos benefícios aos atendidos pela instituição. Entre eles a melhoria da alimentação e da qualidade de vida dos pacientes. Além disso, o trabalho busca despertar a responsabilidade com meio ambiente. “A horta irá contribuir nos aspectos emocionais e cognitivos, tendo impacto positivo no desenvolvimento da memória e da saúde mental como todo”, afirma a psicóloga do CAPS, Leila Fagundes Silva.

Centros de Atenção Psicossocial

São unidades que prestam serviços de saúde de caráter aberto e comunitário, constituído por equipe multiprofissional que atua sobre a ótica interdisciplinar e realiza prioritariamente atendimento às pessoas com sofrimento ou transtorno mental, incluindo aquelas com necessidades decorrentes do uso de álcool e outras drogas, em sua área territorial, seja em situações de crise ou nos processos de reabilitação psicossocial. Os centros fazem parte da Política Nacional de Saúde Mental, coordenada pelo Ministério da Saúde.

Sebastião Avelar - Ascom / Emater-MG

Foto: Arquivo Emater-MG