Pesquisadora da Epamig ensina como fazer queijo Minas frescal em casa

Conteúdo Principal

Pesquisadora da Epamig ensina como fazer queijo Minas frescal em casa

Submitted by Anônimo (não verificado) on
Saiba como fazer um queijo delicado de sabor suave. Para uma unidade pequena, são necessários dois litros de leite pasteurizado
Publicado em:

O queijo Minas frescal é um dos queijos mais consumidos no país. De origem brasileira e fabricado com leite de vaca, o frescal é delicado, de consistência mole, bastante úmido e com olhaduras irregulares. De sabor suave, é muito consumido com café, em pães e com doces. Se você nunca comeu um "Romeu e Julieta" feito de queijo Minas frescal e goiabada, saiba que está perdendo uma ótima oportunidade de conhecer um legítimo sabor mineiro.

A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) postou em seu canal no YouTube um vídeo que ensina como fazer queijo Minas frescal em casa. Quem mostra o passo a passo da receita é a professora do Instituto de Laticínios Cândido Tostes (ILCT), Denise Sobral.

De acordo com Denise, para fazer o frescal é necessário alguns ingredientes e materiais específicos, como formas com furos. Contudo, a pesquisadora afirma que isso não impede o uso da criatividade e algumas substituições. A receita do frescal pede ácido lático, cloreto de cálcio e coalho. Mas o imprescindível, segundo Denise, é o coalho encontrado em supermercados.

Para um queijo pequeno, com cerca de 400 gramas, são necessários dois litros de leite pasteurizado. O indicado é que esse leite seja de saquinho e não homogeneizado. "Com o leite homogeneizado também é possível fazer queijo Minas frescal, mas com o não homogeneizado o produto fica melhor porque a proteína do leite está mais intacta", afirma Denise.

Ainda sobre o leite, é muito importante que não seja utilizado a bebida vendida em caixinha. O leite UHT, como é chamado, passa por um processo de esterilização em altas temperaturas e, por esse motivo, não coagula durante o preparo do frescal. Também é possível utilizar leite cru na receita. Para isso, basta fazer a pasteurização caseira que consiste em ferver o leite a 65°C durante trinta minutos.

Mais conteúdo sobre queijos e derivados na internet

A Epamig ILCT é primeira escola de laticínios da América Latina. No mês de maio, a Instituição completou 85 anos. Para comemorar, a equipe do ILCT se uniu para disponibilizar gratuitamente conteúdos do setor laticinista em uma plataforma digital.

A intenção é auxiliar produtores, alunos, profissionais do setor e demais interessados. A página já está disponível e reúne cartilhas técnicas, artigos científicos, vídeos gravados anteriormente pelos pesquisadores da Epamig ILCT e links de conteúdos selecionados. Além disso, receitas para a produção de queijos também estão disponíveis.

A criação da plataforma surge com o objetivo de facilitar o acesso a grande parte do conhecimento gerado pela Epamig ILCT ao longo dos anos, bem como facilitar o diálogo com os professores e pesquisadores.

Ascom/Epamig

Foto: Divulgação/Epamig

Compartilhe via: