Secretária Ana Valentini visita sistemas de irrigação no Norte de Minas

Conteúdo Principal

Secretária Ana Valentini visita sistemas de irrigação no Norte de Minas

Submitted by Anônimo (não verificado) on
Agenda contou com presença do vice-governador Paulo Brant e outras autoridades
Publicado em:

O vice-governador Paulo Brant, representando o governador Romeu Zema, acompanhou, nessa sexta-feira (19/6), o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, no cumprimento de agendas no Norte de Minas. Acompanhados da secretária de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ana Valentini, e do diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Marcelo Andrade, eles visitaram sistemas de irrigação dos projetos Jaíba, Jequitaí e Pirapora.

No primeiro momento, as autoridades sobrevoaram o perímetro de rega em Gorutuba, e a barragem do Bico da Pedra. Houve também uma reunião com o prefeito de Jaíba, Reginaldo Silva. Em seguida, o vice-governador, o ministro e os demais componentes do grupo fizeram sobrevoo das áreas onde serão construídas as barragens Jequitaí I e II, que possibilitarão irrigar 35 mil hectares para o cultivo de frutas.

Aconteceu, ainda, uma visita à Associação dos Usuários do Projeto Pirapora (Auppi). Recebidos pelo presidente da associação, Rubens Minami, eles conheceram uma usina fotovoltaica que gera 160 mil quilowatts/mês e ajuda a reduzir os custos da distribuição de água no cultivo da lavoura.

Ações

Na oportunidade, o ministro Rogério Marinho anunciou a liberação de R$ 59,2 milhões para os projetos Gorutuba, Jaíba e Jequitaí I e II. Ele afirmou que a disponibilização desses recursos para obras de perímetros irrigados e construção de barragens vai permitir a continuação de obras importantes para a população do Norte de Minas.

Segundo o ministro, esse é um trabalho que permite tratar, de forma integrada, a segurança hídrica e a utilização da água do rio São Francisco de forma eficiente, inteligente e sustentável.

Sobre a usina fotovoltaica da Auppi, em Pirapora, Marinho destacou que ela permite a diminuição do custo da energia e a emancipação do sistema de irrigação, “que é o que nós pretendemos”. De acordo com o ministro, a expectativa é de que “esse exemplo possa ser transposto para outros lugares do Brasil, que também precisam desse tipo de ação, que rima desenvolvimento com sustentabilidade”, concluiu.

De acordo com o vice-governador de Minas, Paulo Brant, os projetos de irrigação são para o Norte mineiro “porque essa região tem um potencial agrícola fantástico, mas tem o problema hídrico”. Brant informou, também, que o Projeto Jaíba tem potencial para dobrar a capacidade de distribuição de água. “Nós já conversamos com o presidente da Codevasf para avançarmos na terceira e quarta etapas do Projeto Jaíba, que é uma possibilidade de desenvolvimento fantástica para a região”, afirmou.

Na sequência, a secretária de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ana Valentini, lembrou que a agricultura, como atividade primária, é fundamental para se desenvolver qualquer região no Brasil, sobretudo Minas Gerais. "Temos uma condição muito especial de aumentar a nossa área de produção, pelo clima e pela grande extensão de terras férteis”, ressaltou.

A respeito da irrigação, Ana Valentini afirmou ser uma técnica que aumenta a sustentabilidade, “porque você tem altíssima produção usando a água no momento certo”. Sobre a possibilidade de a agricultura ter grande importância no momento pós-pandemia, como vem sendo dito, a secretária comentou que “com certeza, ela vai desempenhar papel ainda mais importante nesse momento, porque o consumo de alimentos terá sua importância ressignificada”, finalizou.

Presenças

Também participaram das agendas o senador Carlos Viana, o deputado federal Delegado Marcelo Freitas, os deputados estaduais Arlen Santiago e Gil Pereira, e o diretor da Codevasf, Sérgio Costa.

Compartilhe via: