Epamig realiza eventos virtuais sobre café e leite e derivados

Epamig realiza eventos virtuais sobre café e leite e derivados

Expocafé e Congresso Nacional de Laticínios têm programação técnica a até a quinta-feira, 16 de julho

A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) promove nesta semana, em ambiente digital, dois dos principais eventos de transferência e difusão de tecnologias na Cafeicultura e em Leite e Derivados. A 23ª Expocafé e o Ciclo de Palestras do 33º Congresso Nacional de Laticínios foram abertos nessa terça-feira (14) e oferecem programação técnica gratuita até a quinta-feira,16 de julho. Confira a seguir, alguns destaques:

Expocafé conta com painéis temáticos, dicas técnicas em vídeo e estandes virtuais

Na noite dessa terça-feira, 15 de julho, aconteceu ao vivo, o painel “Avanços em Cultivares de Café”. O primeiro evento da programação técnica da Expocafé 2020, teve a participação de pesquisadores da Epamig, da Fundação Procafé, do Instituto Agronômico de Campinas (IAC) e do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR). As apresentações focaram nas características das principais variedades de café desenvolvidas pelas instituições, com destaque para aspectos como produtividade, qualidade da bebida, resistência a doenças e pragas, vigor vegetativo, adaptabilidade às condições regionais, dentre outros.

As palestras, mediadas pelo professor da Universidade Federal de Lavras (UFLA) Antônio Nazareno, foram acompanhadas por cerca de 350 participantes. Outros três painéis temáticos serão realizados, nesta quarta-feira (15), às 18h, o tema será cafeicultura orgânica e agroecológica. Na quinta-feira, 16, vão ocorrer dois painéis sobre avanços na pós-colheita, às 18h, o foco será fermentação, já às 20h, o assunto será secagem. A participação nos painéis é gratuita, mediante inscrição no site. Após o evento, os conteúdos das palestras serão disponibilizados e ficaram acessíveis até 31 de julho.

A partir desta quarta-feira (15), estarão disponíveis também as dinâmicas de máquinas, com acesso online mediante inscrições. O conteúdo das 14 estações para a demonstração de tecnologias, práticas e equipamentos em campo, será disponibilizado em parceria com a Rede Social do Café/ Peabirus. Outro destaque são os vídeos de dicas do pesquisador que podem ser assistidos no espaço Café Play. A Expocafé conta também 35 estandes virtuais, onde são apresentados produtos e soluções para a lavoura, que ficarão disponíveis até o dia 14 de agosto.

O evento é uma realização da Epamig e do Governo do Estado de Minas Gerais, com apoio institucional da Prefeitura de Três Pontas, da Cooperativa dos Cafeicultores da Zona de Três Pontas (Cocatrel), da Ufla, da Emater-MG e do Consórcio de Pesquisa Café.

Saiba mais em www.expocafeoficial.com.br.

Ciclo de Palestras do CNL comemora os 85 anos do Instituto de Laticínios Cândido Tostes

O Ciclo de Palestras do 33º Congresso Nacional de Laticínios, evento online, que comemora os 85 anos do Instituto de Laticínios Cândido Tostes (Epamig /ILCT), também acontece entre os dias 14 e 16 de julho. A programação voltada para o setor de leite e derivados, disponibiliza aos participantes três vídeos diários, que podem ser acessados entre às 18h da data de estreia e às 12h do dia seguinte.

Os conteúdos, que ficaram no ar entre a terça-feira (14) e a quarta-feira (15), tiveram mais de 3 mil acessos. Nesta quarta-feira, entram no ar as palestras: Enzimas em produtos lácteos: muito além do coalho, ministrada por Kilceli Masiero Muniz; Gelados comestíveis: horizontes no setor laticinista, apresentada por Josete Amadeu Almeida Lavorato; e Sustentabilidade ambiental na indústria de laticínios, por Wagner Soares Costa. No dia 16, quinta-feira, os temas abordados serão: ILCT: 85 anos trabalhando para a indústria de laticínios do Brasil; Era pós pandemia e alimentos: Como a segurança dos alimentos será o grande diferencial de negócios para a cadeia do leite; e Fermentação propiônica.

A participação no evento é gratuita e as inscrições podem ser feitas no site https://epamigilct.online/cnl/. Todos os inscritos receberão o certificado de participação desde que confirmem presença, por meio de lista virtual. Como as palestras não são ao vivo, a organização do evento criou um canal de Whatsapp para a interação entre participantes, palestrantes e organizadores, possibilitando o envio de perguntas e dúvidas. A adesão ao grupo deve ser solicitada por meio do site do evento.

ILCT 85 anos

Um vídeo especial com as boas-vindas dadas pela presidente da Epamig, Nilda Soares, pelo chefe-geral do Instituto, Sebastião Tavares, e pela secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ana Valentini, foi disponibilizado aos participantes do Ciclo de Palestras. O material conta também com uma série de depoimentos de professores, colaboradores e alunos em comemoração aos 85 anos do Instituto de Laticínios Cândido Tostes, completados no último mês de maio.

Acompanhe em https://epamigilct.online/.

Mariana Vilela Penaforte de Assis - Assessoria de Comunicação / Epamig