Secretária Ana Valentini destaca a importância do agro mineiro no Conexão 20/21

Secretária Ana Valentini destaca a importância do agro mineiro no Conexão 20/21

O debate inaugural do ciclo de palestras virtual contou com as participações do governador Romeu Zema e do presidente da Faemg, Roberto Simões

A secretária de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Ana Valentini, foi uma das convidadas para o debate de abertura do Conexão 20/21, evento que reúne nesta sexta-feira (17) e no sábado (18/7) dezenas de palestrantes para tratar sobre variados assuntos da economia nacional. Com o tema “Agropib - a importância de Minas e do Brasil”, a palestra contou com as participações do governador Romeu Zema e do presidente da Faemg, Roberto Simões.

A secretária Ana Valentini apontou dificuldades enfrentadas por alguns setores da agricultura em decorrência da pandemia de Covid-19, mas também destacou o desempenho positivo do setor como um todo. “O nosso agro cresceu bastante no primeiro semestre, tivemos um bom volume de chuvas que nos proporcionou um recorde de produção de grãos e, também, uma perspectiva de colher nossa maior safra de café. As exportações cresceram mais de 30% e o nosso Valor Bruto da Produção (VBP) agropecuária subiu 18% nesse primeiro semestre”, destacou.

Ana também falou sobre os protocolos de prevenção ao coronavírus que foram destinados às atividades que envolvem aglomeração de pessoas. “Desde os primeiros dias divulgamos amplamente, em todo o estado, os protocolos que orientam os trabalhadores e produtores, e isso foi fundamental para não termos registrado grandes problemas de contaminação em nossas cadeias produtivas. Eu acredito que o agro, que foi responsável por 36% do PIB do estado, continuará com grande potencial de crescimento”, completou a secretária.

O presidente da Faemg, Roberto Simões, destacou as mudanças que a pandemia está deixando no mundo. “Aprendemos, por exemplo, que leilões de gado na web estão sendo até mais rentáveis que os presenciais. A globalização está perdendo força, dando espaço a um protecionismo dos países. Os consumidores estão optando por produtos locais e regionais”, pontuou.

O evento

A 11ª edição do Conexão Empresarial está sendo totalmente virtual. Sob o tema geral “Que futuro queremos agora?”, o ciclo de palestras tem inscrições gratuitas e pretende discutir os diversos setores da economia e como eles estão superando a crise atual.

José Vítor Camilo - Assessoria de Comunicação / Seapa

Foto: Reprodução / Conexão 20/21