Ciclo de Palestras do Congresso Nacional de Laticínios reúne mais 6 mil participantes em ambiente virtual

Conteúdo Principal

Ciclo de Palestras do Congresso Nacional de Laticínios reúne mais 6 mil participantes em ambiente virtual

Submitted by Anônimo (não verificado) on
O evento, que se encerrou na última quinta-feira (16/7), comemorou os 85 anos do do Instituto de Laticínios Cândido Tostes
Publicado em:

O Instituto de Laticínios Cândido Tostes, vinculado à Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig/ILCT) encerrou nessa quinta-feira (16/7) o Ciclo de Palestras do 33º Congresso Nacional de Laticínios. O encontro, em ambiente virtual, que comemorou os 85 anos do Instituto, superou 6 mil inscritos. “Foi nosso primeiro evento online e a experiência foi muito positiva, a gente não esperava um público desse tamanho. E, apesar da novidade, os retornos foram muitos favoráveis”, afirma a pesquisadora Renata Golin, integrante da Comissão Organizadora.

Nove palestras foram disponibilizadas ao público durante os três dias do evento. Os materiais, três ao dia, ficavam acessíveis por um período específico, entre às 18h da data de estreia e às 12h do dia seguinte. Como as palestras não foram ao vivo, foram disponibilizados canais de Whatsapp e Telegram para a interação entre organizadores e participantes. Os palestrantes também forneceram seus contatos para o atendimento de dúvidas pós-evento.

Os conteúdos abordados tiveram como foco o setor de leite e derivados, por meio de temas como, queijo, ingredientes, controle de qualidade, sorvete, sustentabilidade ambiental e estudos de caso. Assuntos como liderança e motivação também foram tratados. A atuação do Instituto Cândido Tostes foi destacada na palestra ILCT: 85 anos trabalhando para a indústria de laticínios do Brasil, ministrada pela pesquisadora e professora Isis Toledo Renhe.

Renata Golin acredita que os eventos online passarão a fazer parte da rotina das instituições, mesmo no pós-pandemia. Por este motivo, a comissão organizadora do Ciclo de Palestras do 33º CNL, já está avaliando o que precisa ser melhorado para ações futuras. “Muitos participantes sugeriram um evento ao vivo, possibilitando maior interação com os palestrantes. Precisamos avaliar o que pode ser feito, considerando os custos e a adequação da ferramenta. Esse modo de realizar eventos veio para ficar e não vamos descartar essa oportunidade. Percebemos que o evento teve uma abrangência muito grande. Identificamos participantes de diversas regiões do Brasil e de países como México, Peru, Irlanda e Cabo Verde”, informa.

Desde o início do período de isolamento social, os pesquisadores e professores da Epamig ILCT disponibilizaram uma página na internet, que reúne cartilhas técnicas, artigos científicos, vídeos e links de conteúdos selecionados, além de receitas para a produção de queijos. Semanalmente, às sextas-feiras, acontece o bate-papo tecnológico com a participação de profissionais do Instituto e/ou convidados. Saiba mais em https://epamigilct.online/.

O público que confirmou presença na lista virtual durante os dias do evento receberá, em breve, o certificado de participação.

ILCT 85 anos

Um vídeo especial com as boas-vindas dadas pela presidente da Epamig, Nilda Soares, pelo chefe-geral do Instituto, Sebastião Tavares e pela secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ana Valentini, foi disponibilizado aos participantes do Ciclo de Palestras. O material conta também com uma série de depoimentos de professores, colaboradores e alunos em comemoração aos 85 anos do Instituto de Laticínios Cândido Tostes, completados no último mês de maio. Além de uma homenagem aos 22 colaboradores do Instituto, que aderiram ao Plano de Desligamento Voluntário (PDV) da EPAMIG.

 

Mariana Vilela Penaforte de Assis - Assessoria de Comunicação /Epamig

Compartilhe via: