Produtores de Pavão, no Vale do Mucuri, realizam leilão virtual de gado

Produtores de Pavão, no Vale do Mucuri, realizam leilão virtual de gado

Iniciativa, feita por aplicativo de mensagens, reduz custos e agrada produtores

Produtores rurais de Pavão, no Vale do Mucuri, já se preparam para bater novamente o martelo on-line, no segundo leilão virtual de gado do município, previsto para o início de agosto. A primeira experiência, até então inédita no local, foi no dia 4 de julho, como uma saída para manter os eventos após a chegada da pandemia da Covid-19. Foi um jeito de substituir a forma presencial dos leilões, realizados frequentemente na cidade.

“Pavão é um município bem ativo em relação à realização de leilões, mas a comercialização de gado aqui na região diminuiu muito com a pandemia. Tivemos que adiar de três a quatro eventos, então a gente buscou uma alternativa”, explicou o produtor Thiago Marx Doehler. Ele foi um dos produtores que vendeu bezerras no leilão do início deste mês.

A iniciativa, promovida por meio do WhatsApp, foi um arranjo local de um grupo do aplicativo de mensagens, que reúne 195 produtores. A agremiação, que conta com grandes, médios e pequenos produtores da agricultura familiar, tem a parceria da Emater-MG, empresa vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa-MG).

O formato do leilão é simples e funciona com a atuação de três pessoas, segundo o produtor Thiago Marx. “Entre os produtores do grupo, têm aqueles que querem comprar gado de corte ou de leite. Então a gente nomeia, no dia, uma pessoa que faz o papel de leiloeiro, pegando os lances. Uma outra fica editando os lances de compra e venda e a terceira pessoa, informando a característica do animal. É uma forma bem mais rápida”, argumenta. O produtor acrescenta que, antes de iniciar o leilão, o interessado tem acesso aos vídeos dos animais para ajudar na decisão da compra.
Sucesso e custos
Todo o processo do leilão virtual foi considerado um sucesso entre os produtores locais, pelos bons resultados apresentados O faturamento foi de R$ 522 mil, com a venda de 162 animais e a participação de cerca de 50 produtores. Tudo isso, evitando a movimentação de pessoas, em tempos de pandemia, e com a redução dos custos da atividade, considerados altos em eventos do tipo.

“Esse leilão virtual é importante porque não podemos realizar o presencial. Além disso, ele diminuiu custos com estrutura e logística, pois o produtor filma o animal na sua propriedade, pesa e envia para o grupo. Assim, cada produtor tem acesso aos dados e vai dando o lance. Então é rápido, ligeiro e melhor ainda, está vendendo tudo à vista. De produtor para produtor”, defende o extensionista agropecuário, Lúcio Adriano Miranda, do escritório local da Emater-MG, em Pavão. De acordo com o técnico, outra vantagem da modalidade virtual é a preservação da saúde do animal, pois evita estresse e a perda de peso.

O produtor familiar Leonardo Cangussu, que reside em Ipatinga, mas é dono de uma propriedade de 20 hectares na zona rural de Pavão, resolveu investir em 11 bezerras guzolando (cruzamento das raças guzerá e holandesa), ofertadas durante os lances virtuais. Para Cangussu, o leilão virtual passou no teste. “Faço parte do grupo de 195 produtores e achei o leilão bem organizado, muito mais prático e dinâmico que o presencial”, afirmou.

Doação

O evento virtual do dia 4 de julho também serviu para uma boa ação social. Além do que foi arrecadado com o leilão do gado, os produtores doaram ao asilo Casa dos Velhinhos de Pavão, o total de R$ 22 mil, entre dinheiro, cestas básicas e animais como bezerros, gansos e galinhas, entre outros. A instituição cuida de 22 idosos carentes do município. “Essa forma de beneficiar entidades já acontecia nos leilões presenciais. Sempre ajudamos entidades como a Apae, creches e outras”, informou o extensionista Lúcio Adriano.

O município de Pavão tem cerca de 8,4 mil habitantes, segundo o Censo de 2010. A principal atividade no meio rural é a pecuária de leite e corte. A Emater-MG local atende cerca de 600 produtores por ano, com assistência técnica, orientação sobre crédito rural e outras ações. Mais informações podem ser obtidas por meio do telefone do escritório da empresa: (33) 3535-1315.

Terezinha Leite – Ascom Emater-MG

Fotos: Divulgação Emater-MG