IV Seminário de Políticas Públicas vai debater a pesquisa agropecuária

IV Seminário de Políticas Públicas vai debater a pesquisa agropecuária

O evento, que será completamente virtual e trará palestras e debates, acontece nos dias 13 e 19 de agosto

Após três edições de sucesso em 2019, o IV Seminário de Políticas Públicas, promovido pela Superintendência de Inovação e Economia Agropecuária (Siea) da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), terá novo formato neste ano em decorrência da pandemia de Covid-19. Elaborado de maneira completamente virtual em parceria com a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), será realizado nos dias 13 e 19 de agosto, com o tema central “Cenários e Perspectivas da Pesquisa Agropecuária”.

O superintendente de Inovação e Economia Agropecuária, Carlos Eduardo Bovo, conta que a escolha por dois ciclos de palestras, divididos com um intervalo de quase uma semana, tem o objetivo de impedir que este, que é o primeiro evento em formato de webinário, seja cansativo para o público. “Assim as pessoas podem absorver mais o aprendizado. No novo formato, faremos a apresentação de três palestras em cada um dos dias e, ao fim delas, traremos um debate entre os participantes”, explica.

Ele destaca ainda que a proposta do seminário é fazer uma reflexão sobre as políticas públicas voltadas para a pesquisa no agro e discutir as tendências para o futuro, como, por exemplo, as parcerias público-privadas, que viabilizariam as pesquisas trazendo benefícios para o estado, o produtor e os investidores. “Esse tipo de discussão serve para que a Seapa faça ajustes nas políticas públicas, buscando tornar o setor cada vez mais viável, eficiente e conectado à realidade e necessidade do setor por meio das tecnologias desenvolvidas dentro dos institutos de pesquisa”, complementa Bovo.

A abertura oficial do Seminário, no dia 13/8, será feita pela secretária de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ana Maria Soares Valentini, e pela presidente da Epamig, Nilda de Fátima Ferreira Soares.

Importância do tema

Para o subsecretário de Polícia e Economia Agropecuária da Seapa, João Ricardo Albanez, a discussão em torno da pesquisa agropecuária é extremamente relevante, já que os bons resultados do agronegócio mineiro estão diretamente ligados a estas pesquisas.

“Hoje, esse investimento de buscar cada vez mais o aumento da produtividade é necessário, mas também é importante almejarmos estes resultados sempre com sustentabilidade. A pesquisa tem um papel fundamental nesse sentido, mostrando as possibilidades da produção e com o menor impacto possível, utilizando as inovações tecnológicas, a agricultura 4.0, pecuária 4.0. São muitas as alternativas que temos para que o ganho de produção continue sendo uma realidade na agricultura de Minas e do Brasil”, pondera.

O diretor da Epamig, Trazilbo José de Paula Junior, defende que foi graças ao investimento em pesquisa no setor agropecuário que o Brasil saiu da situação de importador de alimentos e foi alçado ao papel de celeiro do mundo. “A Epamig teve, e ainda tem, um papel preponderante nessa história. Estamos falando do desenvolvimento da agricultura em um ambiente tropical. De técnicas de plantio em solos peculiares, do uso racional da irrigação, da possiblidade de fazer uma agricultura sustentável”, acrescenta o diretor.

“Debater a pesquisa agropecuária é sempre importante para que estes institutos tenham cada vez mais condições de cumprir a sua missão: gerar e adaptar tecnologias para o produtor rural e em benefício de toda a sociedade”, finaliza Trazilbo.

Para participar do IV Seminário de Políticas Públicas, basta rolar até o fim desta matéria e preencher os seus dados. Outra opção é pelo site do Sympla, que pode ser acessado clicando AQUI e AQUI.

IV Seminário de Políticas Públicas – Cenários e Perspectivas da Pesquisa Agropecuária

13 de agosto de 2020 (quinta-feira)

Inscrição: Sympla

Programação:

8h40 Abertura Oficial – Secretária Ana Maria Soares Valentini e Presidente Nilda de Fátima Ferreira Soares, da Epamig

9h Conexão entre Pesquisa Agropecuária, Patentes e Negócios – Dr. Rafael Vivian (Embrapa)

9h40 Cenários e Perspectivas de Financiamento da Pesquisa Agropecuária no Brasil e
no Mundo – Dr. Evaldo Vilela (Presidente CNPq)

10h20 Tendências Nacionais e Internacionais da Pesquisa Agropecuária Pública e Privada - Professor Dr. Antônio Marcio Buainain – (UNICAMP – IE)

11h00 Debate com Palestrantes – Moderação do subsecretário de Política e Economia Agropecuária da Seapa, João Ricardo Albanez (SEAPA-SUPEA)

11h40 Encerramento

19 de agosto de 2020 (quarta-feira)

Inscrição: Sympla

Programação:

8h40 - Abertura do 2º Dia do Seminário - João Ricardo Albanez, subsecretário de Políticas e Economia Agropecuária, e Carlos Eduardo Bovo, superintendente de Inovação e Economia Agropecuária da Seapa.

9h Impactos das Pesquisas Agropecuárias – Professora Dra. Adriana Bin (UNICAMP – GEOPI)

9h40 A Inovação e Perspectivas da Pesquisa Agropecuária – Dr. Silvio Crestana
(Embrapa)

10h20 Sistema Nacional de Pesquisa Agropecuária (SNPA) – Diretor Rafael Fuentes