Secretária Ana Valentini participa de debate na Megacana e workshop do Sicoob

Conteúdo Principal

Secretária Ana Valentini participa de debate na Megacana e workshop do Sicoob

Submitted by Anônimo (não verificado) on
Eventos foram transmitidos ao vivo e ainda podem ser assistidos no YouTube
Publicado em:

A secretária de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ana Maria Valentini, participou de dois eventos virtuais nesta quarta-feira (5/8). O primeiro foi o 3º Workshop Agronegócios e Crédito Rural, do Sicoob Sistema Crediminas. O segundo, o painel “O Agro em Minas”, no evento Megacana, que contou com a presença do governador Romeu Zema e foi acompanhado em tempo real por mais de mil internautas.

No Megacana, a secretária conversou com o presidente da Associação das Indústrias Sucroenergéticas de Minas Gerais (Siamig), Mário Campos, e com os deputados estaduais Antônio Carlos Arantes, Leonídio Bouças, Raul Belém e Bosco.
Ana Valentini destacou os avanços do setor agropecuário em Minas Gerais, mesmo diante da pandemia de Covid-19.

“Tivemos uma safra recorde de grãos, com 15,2 milhões de toneladas, além de aumento das exportações em 8,7% comparado com 2019. Temos, ainda, expectativa de que o Valor Bruto da Produção cresça quase 20% neste ano”.

Durante o debate, a secretária também ressaltou a importância de divulgar mais as ações de sustentabilidade do setor sucroalcooleiro no estado. Para ela, é preciso reforçar, diante da sociedade, a importância do etanol como um combustível limpo e o uso de controle biológico de pragas, uma prática comum no segmento.

“A sociedade tem que estar atenta a esse trabalho e dar valor ao setor, de uma forma especial aos produtores. O agronegócio vai bem, mas o ponto frágil de tudo isso é o produtor rural. É ele quem sofre com o clima e com a queda de preços”, pontuou.

Minas Gerais é o terceiro maior produtor de cana-de-açúcar do Brasil. A estimativa de produção no estado para safra 2020/2021 é de 65,7 milhões de toneladas, segundo dados da Conab.

As exportações do complexo sucroalcooleiro representaram 8% das exportações do agronegócio de Minas, no acumulado do 1º semestre. A alta é de 55,9% no valor, cerca de US$ 339 milhões, e crescimento de 58,4% no volume, 1,2 milhões de toneladas, na comparação com o mesmo período de 2019.

A conversa já está disponível no YouTube, pelo link https://bit.ly/3ifzyiA

Workshop Agronegócios e Crédito Rural

Também nesta quarta-feira, a secretária Ana Valentini fez participação ao vivo no 3º Workshop Agronegócios e Crédito Rural, do Sicoob Sistema Crediminas. Ela destacou a importância das cooperativas para o desenvolvimento econômico do estado e, é claro, da agricultura.

“Podemos observar que, em todas as cidades onde há cooperativas, encontramos sociedades mais justas, mais igualitárias. Temos que incentivar sempre a cadeia do cooperativismo de crédito, pois ela possibilita empréstimos aos pequenos produtores rurais, aqueles que mais sofrem com qualquer revés, de clima, de preço. Faço votos para que, com esse Plano Safra, a Crediminas consiga levar ainda mais crédito aos nossos produtores”, pontuou.

A secretária pediu o apoio das cooperativas de crédito no incentivo à cultura da sustentabilidade na agropecuária. “Na Seapa temos muitos trabalhos envolvendo a sustentabilidade e aproveito para pedir o apoio da Crediminas, com todas suas agências e técnicos, para sempre levar aos produtores a importância desse olhar sobre a preservação do meio ambiente”, complementou.

O 3º Workshop Agronegócios e Crédito Rural pode ser assistido no Youtube da Sicoob (https://bit.ly/2DouWrm).

 

José Vítor camilo e Raul Mariano- Ascom/Seapa

Compartilhe via: