Epamig completa 46 anos e promove ações para aprimorar o contato com o público

Epamig completa 46 anos e promove ações para aprimorar o contato com o público

A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) comemora 46 anos nesta quinta-feira (06/8). Em tempos de distanciamento social, a instituição tem investido no estreitamento da relação com o público, por meio do fortalecimento dos canais digitais, redes sociais e eventos online.

Dois desses eventos acontecem nesta sexta-feira (07/8), são eles o primeiro encontro da série de webinários “Sexta com Citrus”, que vai discutir o tema Greening, e o webinário Controle Fitossanitário, que integra uma temporada especial sobre vitivinicultura. Os dois eventos acontecem às 16h. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no site.

Na mesma data, estreia no canal oficial da Epamig no Youtube a série “AgroTecnologia no dia a dia” que, sempre às sextas-feiras, trará curiosidades e dicas técnicas sobre o emprego das tecnologias geradas ou difundidas pela empresa e dos produtos derivados destas tecnologias no cotidiano da população. Na ocasião, será publicada uma receita de geleia de hibisco, uma planta alimentícia não-convencional (Panc), incluída no projeto que busca incentivar o cultivo e o consumo de espécies tradicionais pouco exploradas comercialmente.

“Com a pandemia tivemos que mudar planos, adaptar projetos e inovar nas formas de trabalho e de relacionamento. No último mês realizamos dois grandes eventos digitais, o ciclo de palestras do Congresso Nacional de Laticínios e a Expocafé. A programação contou com a participação de pessoas de vários municípios do Brasil e também do exterior, em uma quantidade superior àquela que conseguiríamos comportar, simultaneamente, em nossos auditórios. Não podemos dizer que tudo está normal, mas conseguimos vários resultados positivos”, analisa a presidente da Epamig, Nilda de Fátima Ferreira Soares.

Ensino e atividades de campo

As instituições de ensino mantidas pela Epamig - Instituto de Laticínios Cândido Tostes (ILCT), em Juiz de Fora, e Instituto Técnico de Agropecuária e Cooperativismo (ITAC), em Pitangui - também precisaram se adequar à nova realidade. “O ensino à distância, que já era algo pretendido por nós, tornou-se extremamente necessário e precisou ser antecipado”, comenta Nilda Soares.

Paralelamente às mudanças impostas pelo momento atual, a Diretoria Executiva e Coordenação de Ensino da Epamig dão sequência às propostas de reformulação do curso técnico e de criação do ensino superior. Também está prevista a oferta, pelas duas instituições, de cursos de curta duração, qualificação e treinamentos presenciais e à distância.

As atividades de campo, que necessitam de acompanhamento presencial, estão mantidas obedecendo às regras de segurança e de distanciamento social adequadas. “Tivemos, nesse período, o encerramento da colheita das azeitonas e do processamento de azeites, em Maria da Fé. A colheita e a produção de sementes de café, nas regiões produtoras. Além da participação de nossa equipe em eventos online, entrevistas, lives, dentre outras ações de difusão de tecnologias. Em Caldas, está acontecendo o processamento de uvas da colheita de inverno para a produção de vinhos finos da marca própria e de produtores incubados”, informa o diretor de Operações Técnicas, Trazilbo de Paula.

Recentemente, a empresa concluiu o Programa de Desligamento Voluntário (PDV), que teve a adesão de 200 colaboradores. Além disso, a adoção de novas ferramentas como Sistema de Gestão Integrada (SGI) tem ajudado no monitoramento e acompanhamento da execução das atividades por unidade, apontando as metas alcançadas e os pontos de atenção. “Estamos ainda diante de um momento de desafios, mas acredito que vamos superar. Temos a necessidade recompor o nosso quadro de pessoal após o PDV, necessitamos de um novo modelo de financiamento; e precisamos dar sequência a implantação do SGI e da plataforma de pesquisa, na busca por maior eficácia”, avalia o diretor de Administração e Finanças, Leonardo Kalil.

A Epamig, por meio de 22 campos experimentais, cinco unidades regionais, sede administrativa, além dos institutos tecnológicos já citados, dá sequência aos trabalhos de avaliação de experimentos, acompanhamento dos campos de produção de grãos e sementes, pecuária, produção de leite e derivados, produção de mudas, análises laboratoriais e atendimento a demandas, por todo o estado de Minas Gerais. “A pesquisa e a agropecuária, como um todo, não param. Neste dia de comemoração, temos que agradecer a dedicação de nossos pesquisadores, técnicos e auxiliares de campo. E também da nossa equipe administrativa, por nos ajudarem a manter as entregas da Epamig em dia e com a mesma qualidade”, completa Nilda Soares.

Mariana Vilela Penaforte de Assis - Ascom/Epamig