Sistema de Defesa Agropecuária aprimora fiscalização remota

Conteúdo Principal

Sistema de Defesa Agropecuária aprimora fiscalização remota

Submitted by Anônimo (não verificado) on
Sistema de Defesa Agropecuária aprimora fiscalização remota
Publicado em:

O Sistema de Defesa Agropecuária (Sidagro) foi aprimorado desde março deste ano com a implantação da fiscalização remota, uma iniciativa que busca otimizar o atendimento às atividades essenciais de natureza operacional, relacionadas à defesa sanitária animal e vegetal e à inspeção de estabelecimentos, durante a pandemia da Covid-19. O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), vinculado à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), é o gestor do sistema que passa a disponibilizar ferramentas permitindo aos servidores a geração de termos de fiscalização de forma remota, beneficiando a defesa agropecuária em todo o estado.

Agora os responsáveis técnicos de estabelecimentos e os profissionais habilitados podem encaminhar os documentos e terem as solicitações atendidas por meio eletrônico. O procedimento proporcionou mais agilidade e praticidade, facilitando a conferência e acompanhamento e garantindo eficiência, economia e transparência aos serviços prestados. Para acessar o sistema, basta clicar AQUI.

Diante do enfrentamento à Covid-19, o avanço da tecnologia da informação é imprescindível para a adaptação e elaboração de novos procedimentos. A inovação ajuda a rever processos e estabelecer novas práticas de checagem dos parâmetros de verificação do cumprimento das leis e normas que se aplicam ao setor produtivo e de defesa agropecuária, seja para o produtor rural, o agroindustrial, o transportador ou qualquer outra pessoa física ou jurídica referenciada na legislação de defesa agropecuária.

A fiscal agropecuária do Núcleo de Inovação e Modernização (NIM) do IMA, Luciana de Castro, informa que 17 procedimentos operacionais padrão e sete modelos de listas de verificação, relacionados à fiscalização remota, já foram elaborados nos últimos dois meses. “Os procedimentos possuem estrutura documental definida e estão sendo fundamentais para que a prática da fiscalização remota seja executada por todos os envolvidos de forma padronizada”, garante.

Estes números, explica a servidora, aumentarão à medida que a equipe de campo se familiarizar com a nova rotina de fiscalização. O objetivo é agregar valor de forma ágil para simplificar as ações fiscais, garantindo a correta execução e o atendimento a todos os requisitos técnicos. “A pandemia colocou à prova a nossa capacidade de adaptação e impulsionou a busca por inovação e modernização, garantindo o cumprimento das metas do órgão. Com relação à fiscalização remota, entendo que ela veio para ficar, de forma complementar à presencial, respaldando a plena realização das ações de campo”, observa Luciana.

Ela complementa ainda que a digitalização dos serviços busca o atendimento às necessidades dos cidadãos. “Para o planejamento das ações do próximo ano, e a celebração de novos convênios, já está sendo considerada a fiscalização remota, como uma ação complementar, tendo em vista a revisão dos recursos solicitados”, estima.

Qualidade

Os procedimentos operacionais criados para a fiscalização remota possuem um padrão único para todas as gerências técnicas do IMA e seguem critérios de um Sistema de Gestão da Qualidade, tornando-os mais adequados para o uso dos servidores. “A experiência prévia nas áreas laboratorial e de certificação foi fundamental para o desenvolvimento deste trabalho, que teve como base a Norma ISO 9001. Iniciar em teletrabalho essa implantação, ainda em curso, foi um desafio a mais que conseguimos superar”, argumenta Luciana de Castro. O desenvolvimento dessas atividades teve a participação da fiscal agropecuária da Diretoria Técnica do IMA, Ilka Fioravante.

Inovação e normas

Instituição essencial para a preservação da saúde dos animais e a sanidade dos vegetais, a identidade e a segurança dos produtos, a idoneidade dos insumos e dos serviços utilizados na agropecuária, o IMA contribui para impulsionar o desenvolvimento sustentável do agronegócio mineiro em benefício da sociedade, visando atender aos interesses da cadeia produtiva da agropecuária, levando-se em conta a saúde pública.

O diretor-técnico do IMA Bruno Rocha de Melo reforça a importância do aprimoramento das atividades de defesa agropecuária por meio da inovação, modernização e tecnologia. “A fiscalização remota adota princípios constitucionais para a administração pública, como a economia, a eficiência e a eficácia”, pontua.

O IMA estabelece normas que visam disciplinar e regulamentar a defesa sanitária animal e vegetal, além do comércio de insumos agropecuários, a educação sanitária, a auditoria, a fiscalização, a inspeção, a certificação da conformidade de processos e a elaboração de produtos e subprodutos agropecuários, agroindustriais e artesanais.

Solicitação de serviços

O atendimento presencial nos escritórios do IMA em todo o estado está temporariamente suspenso, desde março deste ano. Diversos serviços online estão disponíveis no site do IMA. Outra forma de solicitar os serviços é por e-mail. O endereço de cada unidade pode ser encontrado AQUI.

Rodolpho Sélos – Ascom / IMA

Foto: IMA / Divulgação

Compartilhe via: