Queijos artesanais mineiros serão tema de seminário virtual

Conteúdo Principal

Queijos artesanais mineiros serão tema de seminário virtual

Submitted by Anônimo (não verificado) on
Evento vai reunir produtores, técnicos, estudantes, profissionais da gastronomia e demais empreendedores ligados ao segmento
Publicado em:

O IV Seminário dos Queijos Artesanais de Minas Gerais já tem data marcada. Nos dias 25, 26 e 27 de agosto a mais importante iguaria da gastronomia mineira volta a ser o centro das atenções em um evento que vai reunir produtores, técnicos, estudantes, profissionais da gastronomia e demais empreendedores da cadeia que envolve o produto. A inscrição pode ser feita clicando aqui.

O evento, que neste ano será promovido de forma virtual, é uma iniciativa do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa); da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg) e do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais (Sebrae-MG) e contará com palestras de especialistas no segmento. Nas abordagens estarão temas como as perspectivas para o queijo artesanal mineiro durante e pós-pandemia de Covid-19, os processos regulatórios na produção do produto, as tendências para alimentos artesanais; além de cooperativismo e mercado.

Uma das participações de destaque é a do chef de cozinha Léo Paixão, que fará a palestra de abertura do evento, com o tema “Conceito e macrotendências de alimentos artesanais na gastronomia”, no painel batizado de “O novo normal”.

O superintendente de Abastecimento e Cooperativismo da Seapa, Gilson de Assis Sales, explica que o objetivo do seminário é trazer a público informações técnicas e científicas.

“Vamos auxiliar os técnicos a exercerem sua função, com a atualização de procedimentos. Do ponto de vista científico, teremos o que há de mais atual nas pesquisas mundiais sobre o tema. E considerando que o queijo não é apenas um produto, mas tem interface com a gastronomia, com o turismo e com o desenvolvimento econômico local, teremos uma grande diversificação de assuntos”, destaca.

Sales reforça, ainda, que a edição virtual do seminário traz o conceito do novo normal que, nesse contexto, pode ser compreendido como uma forma inédita de vivenciar os queijos artesanais em tempos de pandemia. “Temos buscado formas de auxiliar os produtores e o cenário está exigindo do setor uma nova mentalidade”, acrescenta.

Patrimônio

Os queijos artesanais se tornaram um símbolo tão importante na representação da tradição e da cultura de Minas Gerais, que tiveram seu modo de produção reconhecidos como patrimônio imaterial pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado de Minas Gerais (Iepha).

Hoje, em todo estado, há pelo menos 13 regiões de queijos artesanais reconhecidas. Se forem levados em consideração os produtos feitos a partir do leite cru de cabras e ovelhas, assim como outros tipos produzidos em ambiente subterrâneo, com a presença de fungos e outros ingredientes, que ainda precisam de regulamentação, o número certamente será bem maior.

Imagem removida.

Para representantes de entidades envolvidas com o segmento, o seminário é fundamental para fomentar o diálogo entre os atores que compõem toda a cadeia de produção e comercialização dos queijos artesanais.

“Eventos como este ajudam a debater a importância econômica, social e cultural dos queijos artesanais mineiros. Além disso, orientam os produtores a enfrentarem problemas ocasionados pela pandemia, como a redução da oferta em logística, da produção e do fluxo turístico nas regiões produtoras, além do aumento dos custos com o transporte. Neste contexto, o Sebrae Minas tem trabalhado em ações para fortalecer o segmento, com a finalidade de alcançar maior competitividade mesmo em tempos de coronavírus”, explica o analista de Agronegócios do Sebrae Minas Ricardo Boscaro.

Para o superintendente técnico do Sistema Faemg, Altino Rodrigues Neto, a legislação e a sanidade devem ser os pontos fortes das discussões esperadas para o seminário. “São processos em evolução e que precisam de definições adequadas para os produtos artesanais. As novas formas de comercialização de queijos também prometem bons debates. Teremos um conteúdo rico e as informações chegarão ainda mais longe enquanto esperamos pela possibilidade de voltar a promover o festival presencial”, avalia.

Decreto

A Lei nº 23.157/2018, que dispõe sobre a produção e a comercialização dos queijos artesanais no estado foi regulamentada pelo governador Romeu Zema nesta quarta-feira (19/8), por meio do Decreto 48.024/2020. A medida é um divisor de águas para o setor, uma vez que contribui para tornar o ambiente de negócios mais favorável a cerca de 30 mil produtores de queijos artesanais e empreendedores rurais mineiros.

Antes do decreto, somente o Queijo Minas Artesanal – típico de regiões como Canastra, Araxá, Cerrado, Serra do Salitre, Campo das Vertentes, Serro e Triângulo – tinha embasamento legal para ser produzido em Minas. A partir de agora, outras variedades poderão ser reconhecidas e regularizadas.

Programação completa:

25/08/2020 (Terça-feira)

Abertura: Ana Maria Valentini (Secretária de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento), Roberto Simões (presidente da Faemg), João Cruz (Diretor Técnico do Sebrae-MG) e João Carlos Leite (Presidente da Amiqueijo e Aprocan).
Painel: O novo normal

18h20 -19h10 Palestrante: Leonardo Paixão (chef) - Conceito e macrotendências de alimentos artesanais na gastronomia

19h10 - 20h Palestrante: Gustavo Vanucci (especialista em gestão de negócios e marketing) - Inteligência de mercado e insights diante a pandemia

20h - 20h50 Palestrante: Letícia Goulart de Oliveira (professora e especialista em tecnologia de alimentos) - Queijos artesanais e tuberculose bovina: por que devemos nos preocupar.

Moderador – Sebrae-MG

20h50 - Encerramento

26/08/2020 (Quarta-feira)

18h - 19h30 Mesa Redonda: Perspectivas para o queijo artesanal no pós-pandemia
Produtora Mariana Resende (Campo das Vertentes): Queijo artesanal como experiência turística e gastronômica nas regiões produtoras

Maria Cândida (Diretora Anil – Portugal) – Experiência internacional: como Portugal tem se destacado no agroturismo e nos queijos artesanais durante a pandemia

Moderador - Faemg

Painel: Cooperativismo (Ocemg)

19h30 - 20h20 Palestra: Dr. Airton Spies – O cooperativismo como estratégia para agregar, apropriar e compartilhar valor na cadeia do leite

Moderador - Faemg

20h20 - Encerramento

27/08/2020 (Quinta-feira)

18h -19h20 Mesa Redonda: Consórcios e serviços de inspeção municipal
Rodrigo Heitor (serviço de inspeção em Uberlândia) – Serviços de inspeção municipal em consórcios intermunicipais
Leris Braga (prefeito Santa Bárbara) - Consórcios intermunicipais nos serviços de inspeção municipal como forma de valorização dos queijos artesanais em Minas Gerais

Moderador - Seapa

19h20 - 20h50 Mesa Redonda: Selo Arte e legislação de queijos artesanais
Rodrigo Lopes - Coordenador de produção artesanal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento
Mayara Pinto – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento
André Duch – Fiscal Agropecuário do Instituto Mineiro de Agropecuária
Produtor Raimundo Nonato de Santa Rita – Serro

Moderador - Seapa

20h50 - Encerramento do Seminário

 

Raul Mariano - Ascom/Seapa

Compartilhe via: