Café é o tema da semana da série Agrotecnologia no dia a dia

Conteúdo Principal

Café é o tema da semana da série Agrotecnologia no dia a dia

Submitted by Anônimo (não verificado) on
Vídeo está disponível a partir desta sexta-feira (28), no Canal Epamig no Youtube
Publicado em:

O café é o tema do novo vídeo da série “AgroTecnologia no dia a dia”, disponível a partir desta sexta-feira (28) no Canal Oficial no Youtube da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), vinculada à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O material traz dicas de preparo e lista razões para o consumo do produto, que é dos principais ativos de exportação do Brasil.

Minas Gerais é o maior produtor de café no país e responde por cerca de 20% do total mundial. A pesquisa, o desenvolvimento e a difusão de novas tecnologias contribuem de forma significativa para essa liderança. Na Epamig, os trabalhos abrangem todo o ciclo produtivo da planta, desde o preparo do solo e a indicação de cultivares selecionadas, até os cuidados pós-colheita. Incluem também o desenvolvimento de variedades mais produtivas e resistentes à pragas e doenças, além da indicação de boas práticas que garantam a qualidade e a agregação de valor ao produto final.

Segunda bebida mais consumida no país, o café está presente nos lares e na rotina diária de grande parte dos brasileiros. Há quem diga que o dia só começa após uma xícara de café, que ajuda a despertar e a melhorar o humor. Estudos comprovam a presença de substâncias com propriedades nutritivas e farmacêuticas que atuam no sistema nervoso, agindo de forma positiva sobre a atenção, concentração, memória, aprendizado e na melhoria do desempenho na prática de atividades físicas.

No vídeo, o coordenador do Programa Estadual de Pesquisa em Cafeicultura da Epamig, Rogério Silva, comenta sobre os trabalhos desenvolvidos pela empresa vinculada à Seapa e alguns benefícios do consumo de café para a saúde. Já o pesquisador Marcelo Malta dá dicas para o preparo, incluindo a escolha do pó ou grão, armazenamento e temperatura da água.

A série “AgroTecnologia no dia a dia” é uma ação comemorativa aos 46 anos da Epamig e tem como objetivo trazer conteúdos que representem a presença das tecnologias geradas pela pesquisa agropecuária no cotidiano da população. Os vídeos anteriores abordaram o preparo de uma geleia de vinagreira, planta alimentícia não convencional (Panc), e dicas para o armazenamento de queijos em casa e para o uso de azeites na culinária.

Ascom/Epamig

Foto: Bruno Menezes/Epamig

Compartilhe via: