Servidores da Seapa recebem título de cidadãos honorários de Catuti

Servidores da Seapa recebem título de cidadãos honorários de Catuti

Honraria é um reconhecimento pelos avanços proporcionados pelo Proalminas no município

A secretária de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ana Valentini, recebeu da Câmara Municipal de Catuti, no Norte de Minas, o título de cidadã honorária do município. Na mesma ocasião, o subsecretário de Política e Economia Agropecuária, João Ricardo Albanez, e o superintendente de Inovação e Economia Agropecuária, Carlos Eduardo Oliveira Bovo, também foram agraciados com a honraria.

A homenagem é um reconhecimento pelo trabalho do Sistema Agricultura por meio do Programa Mineiro de Incentivo à Cultura do Algodão (Proalminas). A ação tem contribuído para estimular a produção algodoeira e a melhoria da qualidade e produtividade agrícola do algodão no estado, especialmente no Norte de Minas.

O programa também gerou a comercialização direta com as indústrias têxteis, fazendo com que agricultores familiares tenham condições de vender a produção de pluma em fardos, em vez de repassar o algodão em caroço para um atravessador.

Além disso, o Fundo Algominas possibilitou aos agricultores familiares o acesso a recursos financeiros, por meio da Amipa, para investimento nas pequenas propriedades. Dentre os ganhos estão a mudança no modelo de produção de algodão de sequeiro para algodão irrigado, o que gerou condições para enfrentamento da seca que castigava a região.

“Para mim é uma satisfação muito grande receber essa homenagem. É muito bom ver quando um trabalho, como esse feito pelo Proalminas, ajuda o município a se reerguer com as lavouras de algodão. Fico muito honrada em fazer parte dessa retomada”, comemora a secretária Ana Valentini.

“Ficamos muito honrados em ver esse trabalho desenvolvido pelo estado sendo reconhecido. Mais ainda por saber que ele pode contribuir para a melhoria da qualidade dessas famílias”, comenta o superintendente Carlos Eduardo Oliveira Bovo.

“Há mais de uma década esse trabalho vem sendo feito pelo Estado para restabelecer a atividade da cotonicultura na região. Essa homenagem é motivo de honra para nós”, conclui o subsecretário João Ricardo Albanez.

Raul Mariano - Ascom / Seapa