Ministério da Agricultura e Emater-MG firmam parceria para emissão de DAP aos beneficiados do Programa Nacional de Crédito Fundiário

Conteúdo Principal

Ministério da Agricultura e Emater-MG firmam parceria para emissão de DAP aos beneficiados do Programa Nacional de Crédito Fundiário

Submitted by Anônimo (não verificado) on
Publicado em:

A Emater-MG será responsável pela emissão da Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (DAP) nos grupos A e A/C. A iniciativa, que vai facilitar o acesso ao documento por parte de muitos agricultores mineiros, está sendo possível devido um acordo de cooperação assinado entre a empresa e o Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). As DAPs A e A/C são destinadas somente para assentados da Reforma Agrária ou dos beneficiários do crédito fundiário.

O Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) oferece condições para que os agricultores sem acesso à terra ou com pouca terra possam comprar imóvel rural por meio de um financiamento. “Esse acordo representa um potencial de aproximadamente de 1.250 agricultores, sendo que 362 possuem condições de acessar pela primeira vez a DAP. O restante de agricultores, que já possuem declaração, poderão procurar a Emater para renovar esse documento ou mesmo acessar novas categorias”, explica Carlos Everardo Mendes de Freitas, diretor do Departamento de Gestão do Crédito Fundiário da Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo do Mapa.

Para obter o documento, basta o produtor solicitar a emissão no escritório da Emater-MG em seu município. O solicitante deve estar registrado na escritura pública (compra e venda do imóvel, contrato de financiamento), como proprietário do imóvel nos casos individuais ou como garantidor da dívida da associação, nos casos coletivos.

É importante lembrar que, além da DAP, os interessados no PNCF devem ainda passar pela análise da documentação comprobatória e verificação do enquadramento ao Pronaf, para terem direito ao documento. Desde de 2019, as famílias estavam sem acesso à declaração, após a extinção do órgão responsável em Minas Gerais.

“Através desta parceria, estes agricultores poderão acessar um direito, uma modalidade especial de crédito rural com baixas taxas de juros para implementar ações de investimento para a estruturação produtiva no imóvel adquirido através de financiamento do programa de crédito fundiário, tornando-o produtivo”, afirma Márcia Campanharo, coordenadora técnica estadual da Emater-MG.

 

Sebastião Avelar - Ascom / Emater-MG

Fotos: Arquivo Emater-MG

Compartilhe via: