IMA apresenta desafios para startups no SEED

IMA apresenta desafios para startups no SEED

Soluções tecnológicas vão otimizar serviços da defesa agropecuária. Empreendedores interessados podem se inscrever até 12 de fevereiro.

Após diagnóstico realizado junto aos servidores para identificar gargalos que podem comprometer o atendimento ao cidadão, o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), vinculado à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), propôs desafios que integram o programa de aceleração de startups do SEED - Startups and Entrepreneurship Ecosystem Development. Iniciativa do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), o programa é direcionado para empreendedores do mundo todo que queiram desenvolver seus negócios no estado.

Três desafios do IMA foram aprovados para o desenvolvimento de soluções tecnológicas em startups: atendimento de notificações de doenças nos rebanhos; identificação de animais para o diagnóstico laboratorial e trânsito e contagem do rebanho nas propriedades rurais, eventos pecuários e veículos transportadores.

Unindo de forma criativa e estratégica gestão pública e iniciativa privada, o SEED é um programa de aceleração de startups com foco em soluções para desafios da gestão pública (GovTechs). Nesta edição especial, startups interessadas têm a oportunidade de oferecer soluções tecnológicas para gargalos presentes nos órgãos estaduais, contribuindo para a resolução de problemas que comprometem o atendimento ao cidadão.

O Núcleo de Inovação e Modernização (NIM) convida startups a desenvolverem soluções tecnológicas específicas para o IMA. Com isso, os serviços oferecidos pela defesa agropecuária em Minas ficarão ainda mais fortalecidos.

“Os desafios apresentados pelo IMA são diferenciados, relacionados ao agronegócio, que envolvem atividades no campo e a interação com animais de produção. As soluções a serem apresentadas pelas startups e suas futuras implementações aos serviços do IMA em Minas – referência da defesa agropecuária no Brasil - terão potencial, inclusive, para serem modelos também em outros órgãos do setor em todo o país, gerando ainda mais reconhecimento e notoriedade aos seus desenvolvedores”, destaca a coordenadora do NIM Mariana Brancaglion.

Espera-se que tanto o IMA como o público atendido se beneficiem das soluções tecnológicas propostas pelas startups. “Os produtores e proprietários de estabelecimentos terão mais agilidade no atendimento em caso de focos de doenças nos rebanhos e precisão na contagem de animais. Já o cidadão poderá contar com o fortalecimento da segurança alimentar. Para os servidores as novas tecnologias irão contribuir para agilidade e eficiência na prestação de serviços”, esclarece Brancaglion.

Inovação

Com o objetivo de apresentar os desafios ao SEED e entender as necessidades dos públicos atendidos pelo IMA, o NIM realizou levantamento priorizando pontos estratégicos que precisam ser melhorados no instituto.

O levantamento possibilitou identificar fragilidades que foram compartilhadas com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico para elaboração dos desafios do edital SEED Gov.

Para o IMA, o programa SEED é importante iniciativa do Governo de Minas. “Essa sinergia foi muito produtiva e gratificante, gerando excelente diagnóstico. A iniciativa impulsiona a modernização das instituições, assim como o intercâmbio dos núcleos de inovação do governo, permitindo a sintonia necessária para identificar necessidades reais de melhoria através das startups. Ainda nesse contexto, estimula pensamentos inovadores sobre a gestão pública”, enaltece Beatriz Cordenonsi, colaboradora do NIM.

Inscrição

Startups interessadas em oferecer soluções tecnológicas para os desafios do IMA e de outros diversos órgãos selecionados podem consultar edital publicado neste link. O prazo para a inscrição se encerra em 12 de fevereiro.

Rodolpho Sélos - Ascom/IMA

Arte: divulgação/IMA