Especialistas falam sobre a preservação do solo em webinar promovido pela Emater-MG

Conteúdo Principal

Especialistas falam sobre a preservação do solo em webinar promovido pela Emater-MG

Submitted by Anônimo (não verificado) on
Publicado em:

No dia 15 de abril,  dia da conservação do solo, a Emater-MG, empresa vinculada à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), promoveu mais um webinar transmitido pelo YouTube, abordand a conservação do solo. Os coordenadores estaduais da Emater-MG Ana Cláudia Albanez e Márcio Stoduto, e os professores da Universidade Federal de Viçosa (UFV) Diego Antônio França de Freitas e Caetano Marciano de Souza foram os convidados do evento.

O bate-papo, transmitido pelo canal no Youtube da empresa, abordou a importância da conservação do solo para a sustentabilidade ambiental das atividades rurais. Também foram apresentadas as ações mais indicadas para a preservação do solo, como a construção de bacias de captação de água de chuva e a adequação de estradas rurais.

Essas práticas têm sido utilizadas em várias regiões do estado com resultados positivos. Um exemplo é a construção de bacias de captação de água de chuva em assentamento no município de Montes Claros, Norte de Minas. O trabalho é desenvolvido pela Emater-MG, com recursos do Ministério da Ciência e Tecnologia. A iniciativa garante a infiltração de água da chuva no solo.

As obras foram concluídas em 2020 e beneficiaram 100 famílias do Assentamento Estrela do Norte. “São vários ganhos. O ganho ambiental, econômico e social. A gente consegue com esse trabalho uma maior durabilidade das pastagens, consegue ter produção e renda, mantendo as famílias no meio rural. E ambientalmente é indiscutível, porque todos esses sedimentos que corriam para os leitos de córregos e rios estão sendo decompostos nas barragens e terraços”, explica o técnico da Emater-MG José Carlos Dias Santos.

 

Sebastião Avelar - Ascom/Emater-MG

Foto: Divulação/Seapa

 

Siga a Secretaria de Agricultura nas redes sociais: Instagram - Youtube - Twitter - Facebook

Acompanhe as notícias do Estado pela Agência Minas

Compartilhe via: