Tíquete-feira ajuda a garantir renda de feirantes em Divino das Laranjeiras, região Leste de Minas

Todos os funcionários da administração municipal receberam os tíquetes no valor de R$ 15,00

Uma ideia simples e prática para melhorar as vendas da feira livre de Divino das Laranjeiras, no Leste de Minas Gerais. Funcionários da prefeitura recebem tíquetes-feira para uso exclusivo na compra de alimentos dos feirantes. A iniciativa começou em março de 2020, mas foi suspensa temporariamente devido à pandemia do novo coronavírus, retornando em abril deste ano.

Todos os funcionários da administração municipal, um total de 354 pessoas, receberam os tíquetes no valor de R$ 15. “Elaboramos uma cartela com 10 tíquetes, divididos em valores de R$ 1,00 e R$ 2,00. Essa cartela é picotada, sendo possível fazer o destaque individual de cada valor e, assim, montar vários valores, de acordo com cada produto que o servidor municipal deseja adquirir”, diz o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Vinicius de Souza Domingos.

Ele ainda ressalta que a cartela tem data de validade e não acumula para o próximo mês. Além disso, em cada mês a cartela terá uma cor diferente para auxiliar os feirantes no controle.

A proposta é fortalecer a agricultura familiar local, estimulando a venda dos seus produtos e uma alimentação mais diversificada entre os servidores municipais. “A ideia veio para impulsionar os aspectos econômicos, gestão autônoma dos feirantes, além dos aspectos socioculturais, nas relações de pertencimento estabelecidas neste espaço”, afirma o secretário.

Em abril de 2021, as compras com os tíquetes ocorreram via on-line. A feira ainda continuava suspensa por causa da pandemia do novo coronavírus. Somente no último sábado (1/5), os feirantes retomaram as vendas presenciais.

Rosimar Inácio Pegoretti é uma das produtoras que comercializam no espaço. Ela vende queijos e doces no espaço. “O tíquete-feira é uma ótima iniciativa para nós. Vai estimular as vendas e tornar a nossa feira mais conhecida”, conta.

Assistência técnica

A feira tem 25 produtores cadastrados pela Emater-MG, órgão vinculado à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa). A empresa, que é parceira nesta ação da prefeitura, também presta orientações técnicas aos feirantes. Visando alimentos saudáveis, os agricultores trabalham com o modelo de produção agroecológica, ou seja, que não utiliza agrotóxicos.

“Além de se obter a garantia de produtos completamente isentos de pesticidas, trazendo segurança alimentar aos consumidores, desenvolveu-se uma consciência ecológica entre os produtores”, ressalta o extensionista da Emater-MG Roney Monteiro.

Sebastião Avelar - Ascom/Emaer-MG

Foto: Divulgação/Emater-MG