Programas executados pelo Sistema da Agricultura de Minas são tema do 7º Seminário de Políticas Públicas

Evento virtual vai reunir representantes da administração municipal para fortalecer parcerias e potencializar resultados para o setor

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), em parceria com a Associação Mineira de Municípios (AMM), realiza na próxima terça-feira (18/5), às 9h, o 7º Seminário de Políticas Públicas. O evento virtual vai abordar o tema “Gestão Municipal e Políticas Públicas no Setor Rural”.

Segundo o superintendente de Inovação e Economia Agropecuária da Seapa, Carlos Bovo, a escolha do tema partiu da percepção das dúvidas apresentadas pelos gestores municipais. “A Secretaria de Agricultura e as vinculadas (Emater-MG, Epamig e o Instituto Mineiro de Agropecuária – IMA) recebem muitas demandas das prefeituras e das secretarias municipais, buscando informações sobre as políticas públicas estaduais e federais oferecidas para o meio rural e como o município pode atuar na execução das ações. O objetivo deste seminário é mostrar o que vem sendo feito, como as ações são executadas e fortalecer a parceria com o executivo municipal”, explica.

Para o presidente da Associação Mineira de Municípios, Julvan Lacerda, o evento está sendo realizado em um momento importante para o setor rural, uma vez que a agropecuária mineira encerrou 2020 com recordes de safra e faturamento. “O setor deve ser muito valorizado, pois o Brasil é um país potencialmente voltado à agropecuária e Minas Gerais é o retrato do avanço neste segmento. Precisamos nos unir para conseguirmos formular políticas públicas ainda melhores para alavancar o agronegócio neste momento de pandemia em que a economia de todo o Brasil precisa se reestruturar e, principalmente, no pós-pandemia. Nós, municipalistas, faremos a nossa parte para aquecer a economia, levando comida à mesa do mineiro, e, principalmente, gerando renda e emprego ao povo do nosso estado”, pontuou.

Programação

O encontro on-line será dividido em três etapas (18 e 25 de maio e 1º de junho) e a programação vai abordar o Programa de Regularização Fundiária e Acesso à Terra; as ações de adequação de estradas rurais como estratégia de preservação ambiental; o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que são mercados institucionais importantes para a agricultura familiar. A pesquisa, o crédito rural, a política de certificação e as ações de defesa agropecuária também estão na pauta.

Na avaliação da secretária de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Meio Ambiente do município de Caranaíba, Natália Patrícia de Souza Henriques, os temas propostos atendem as necessidades dos municípios, pois se complementam. “Uma boa gestão municipal passa pela garantia do acesso e escoamento dos produtos pelas nossas estradas rurais e as políticas públicas como o PAA e o PNAE contribuem para o fortalecimento da agricultura familiar.”

A secretária municipal de Caranaíba destaca, ainda, que o grande desafio para o administrador público municipal é entender as características da atividade rural. “É um segmento totalmente transversal, pois tem reflexos diretos na saúde, na educação e no desenvolvimento do município. Compreender essa complexidade é o nosso maior desafio”, avalia.

7º Seminário de Políticas Públicas

Datas: 18 e 25 de maio e 1º de junho

Transmissão: Canal da Seapa no Youtube

TEMAS