Sistema Agricultura detalha em audiência pública ações de apoio aos cafeicultores atingidos pelas geadas

Conteúdo Principal

Sistema Agricultura detalha em audiência pública ações de apoio aos cafeicultores atingidos pelas geadas

Submitted by Anônimo (não verificado) on
A reunião foi promovida pela Comissão de Agropecuária e Agroindústria da ALMG nesta terça-feira (10/8)
Publicado em:

A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) participou, nesta terça-feira (10/8), de uma audiência pública na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) que debateu e buscou soluções para os impactos causados pelas geadas que atingiram várias regiões de Minas Gerais neste ano. A secretaria e sua vinculada, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG), apresentaram as ações de apoio aos produtores afetados do estado.

A secretária Ana Valentini destacou que, além do levantamento minucioso feito pela Emater-MG com os produtores das regiões atingidas, a Seapa também participou de diversas reuniões com produtores, cooperativas e entidades representativas, para a elaboração, em conjunto, de um documento com as demandas mais urgentes. “Que são principalmente as questões financeiras, de prorrogação de prazos, na obtenção de novos recursos para renovação do parque cafeeiro, entre outras coisas”, pontuou.

A secretária lembrou ainda dos pequenos produtores que, muitas vezes, têm dificuldade em acessar o crédito rural, mas que têm dívidas junto às revendas e cooperativas. “A prorrogação dos prazos junto às entidades financeiras não atinge estes produtores. Portanto, gostaria de dizer a todos os agricultores afetados que estamos muito empenhados e buscando tudo que é possível para apoiá-los neste momento tão difícil”, completou a secretária Ana Valentini.

A audiência foi promovida pela Comissão de Agropecuária e Agroindústria, por requerimento de seu vice-presidente, deputado estadual Antônio Carlos Arantes. Após apresentar uma série de vídeos mostrando a situação de diversos produtores de café e milho mineiros afetados pelas intempéries climáticas, o parlamentar destacou que alguns produtores perderam 100% de suas lavouras com a geada, mas que a seca também afetou não só o café, mas diversos outros produtos agropecuários.

“O leite foi muito afetado, por conta da baixa produtividade e qualidade dos grãos, e em decorrência da cigarrinha. Assim como a fruticultura. Em Delfinópolis, por exemplo, tivemos grandes perdas na cultura de banana. Na olericultura também tivermos grandes perdas, assim como na floricultura. A maior preocupação, principalmente no caso do café, é que estes produtores já vêm de uma seca no ano passado, com perda de no mínimo 30% da produção. Eles estão com travas nas cooperativas e muitas vezes não tem café para entregar, muita gente com vencimento nos bancos e não tem o dinheiro para pagar”, ponderou Arantes.

O subsecretário de Política e Economia Agropecuária da Seapa, João Ricardo Albanez, lembrou da importância de se fortalecer a política do seguro rural. “Precisamos avançar nesse instrumento de política agrícola. Os levantamentos já demonstram o impacto econômico e social que haverá nas cidades que têm a produção de café, e esse instrumento precisa chegar aos produtores, que não podem ficar desacobertados frente a estes fatores climáticos. Esse é o momento de estarmos em convergência, para acionarmos todos os mecanismos de apoio a todos os produtores, não só os cafeicultores, mas também da floricultura, olericultura e fruticultura”, argumentou Albanez.

Imagem removida.

Além da Seapa e da Emater-MG, também foram convidados para audiência a Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Minas Gerais (Fetaemg); a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg); o Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais (Ocemg); a Associação dos Cafeicultores do Brasil (Sincal); a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab); o Conselho Nacional do Café (CNC); representantes do Banco do Brasil; entre outras entidades representativas da categoria.

Levantamento

Ainda durante a Audiência Pública, o coordenador de cafeicultura da Emater-MG, Bernardino Cangussu, apresentou os números do levantamento de perdas, que estima pelo menos 9.540 produtores afetados. “Eu, que tenho mais de 20 anos de experiência com o café, nunca tinha visto nada parecido com essas geadas”, afirmou.

No levantamento da empresa, foi constatado que o Sul de Minas foi mais afetado pelas geadas, já que 77,8% dos 170 municípios atingidos ficam nesta região. Em seguida aparecem as regiões do Triângulo e Alto Paranaíba, que, juntas, tiveram 21% de todas as cidades afetadas pela intempérie.

De acordo com o relatório, estima-se que a geada afetou aproximadamente 173,7 mil hectares, o que corresponde a 19,1% da área ocupada com cafeicultura na região abrangida pelo levantamento.

A Emater-MG elaborou ainda uma cartilha com orientações aos produtores prejudicados pelas geadas, que pode ser acessada clicando AQUI.

As geadas

Logo após os primeiros registros, a secretária Ana Valentini visitou no último dia 23 de julho lavouras atingidas e fez um sobrevoo de reconhecimento em Alfenas, no Sul de Minas. Além disso, acompanhada da ministra Tereza Cristina, parlamentares mineiros e entidades representativas, participou de uma reunião de emergência com cafeicultores afetados. No encontro, foi anunciado que a Seapa, por meio da Emater-MG e em conjunto com o Mapa, faria um levantamento detalhado com todas as perdas.

Desde então, uma força-tarefa foi criada pela Emater-MG, contando com o reforço, além dos técnicos regionais da empresa, de equipes do programa Certifica Minas Café e de coordenadores regionais. De acordo com a empresa vinculada à Seapa, a produção de laudos a pedido de agricultores e prefeituras será feita gratuitamente para os pequenos produtores, enquanto os médios e grandes precisarão pagar pelo serviço.

Estes laudos são extremamente necessários, sobretudo para produtores cuja atividade possui financiamento bancário acompanhado de seguros em caso de intempéries climáticas. Após o levantamento inicial realizado pela Emater-MG, aprofundando no impacto das geadas nas lavouras principalmente de café, no dia 27/7 a empresa estadual iniciou, também, pesquisas sobre os prejuízos em outras culturas, como as frutas, hortaliças, floricultura e pastagens. O resultado desse novo levantamento ainda não foi divulgado.

José Vítor Camilo – Ascom/Seapa

Fotos: Reprodução/ALMG

 

Siga a Secretaria de Agricultura nas redes sociais: Instagram - Youtube - Twitter - Facebook

Acompanhe as notícias do Estado pela Agência Minas

Compartilhe via: